Faça sua pesquisa:

O que é Novembro Azul?

+

Você já deve ter percebido que, nos últimos anos, têm se tornado mais comuns a campanhas que atribuem cores a cada mês do ano. Mas nem sempre sabemos, de verdade, o que esses movimentos representam? Já refletiu sobre o que é o ‘Novembro Azul’, na prática, por exemplo?

Neste material, contamos um pouco sobre essa campanha, sua importância na conscientização para o câncer de próstata e deixamos alguns dados relevantes sobre essa doença, que é o segundo tipo mais incidente de câncer em homens, especialmente a partir dos 50 anos. Continue a leitura para conhecer melhor esse movimento.

O que é, exatamente, o ‘Novembro Azul’?

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. A campanha foi realizada pela primeira vez em 2003, nos Estados Unidos. No Brasil, o movimento teve sua primeira edição em 2011, promovido pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, contra o câncer de próstata.

Desde seu início, a iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Para tanto, promove ações espalhadas por todo o país, reunindo entidades médicas, profissionais da saúde e a sociedade em geral para conversar e conscientizar sobre os riscos da doença.

💡

A campanha ‘Novembro Azul’ também é feita para conscientização sobre o diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de novembro é assinalado o Dia Mundial do Diabetes.

Além disso, existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Alguns homens, por exemplo,  aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de novembro para chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina.

Quais os objetivos do ‘Novembro Azul’?

Durante a campanha de ‘Novembro Azul’, os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas contra o câncer de próstata. Entre as medidas estimuladas estão a realização dos exames de rastreio. Em geral, são recomendados o toque retal e exame de sangue PSA.

No que diz respeito ao diagnóstico precoce, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens a partir dos 50 anos façam um exame da próstata todos os anos. Essa idade diminui para 40 ou 45 anos, em casos de pessoas que apresentam fatores de risco para a doença.

Leia aqui
Exames de câncer de próstata: quais são e quando fazer?

Qual a incidência do câncer de próstata no Brasil?

Falamos há pouco que a doença é muito recorrente entre os homens brasileiros. As estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) revelam que, a cada ano, são detectados mais de 65 mil novos casos em nosso país. Quando falamos em mortalidade pela doença, os números chegam a quase 16 mil homens todos os anos.

E isso se repete ao redor do mundo: de todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens. Por esse motivo, conscientizar e estimular a população masculina a prevenir o câncer de próstata é uma questão urgente.

A doença não pode ser evitada, mas pode ser descoberta logo no início, o que aumenta as chances de cura, com tratamento adequado e a tempo para conter a evolução do tumor para outras regiões do corpo.

Como participar da campanha ‘Novembro Azul’?

Assim como acontece no caso do ‘Outubro Rosa’, durante o ‘Novembro Azul’, monumentos e edifícios importantes das cidades são iluminados com a cor azul. Alguns exemplos dessa iniciativa são o Cristo Redentor e o Congresso Nacional. No entanto, há outras formas práticas de mostrar apoio à campanha.

A primeira delas é cuidando de si mesmo. Se não está com as consultas e exames em dia, essa é uma boa hora para passar por uma avaliação com o urologista e verificar se está tudo bem com a sua saúde. Depois, pode conversar com seus amigos e familiares a respeito da prevenção do câncer de próstata.

Se frequenta grupos comunitários, uma ideia é promoverem rodas de conversa e buscarem a parceria de profissionais de saúde para palestras de conscientização e mutirões de exames. Mas lembre-se sempre que o passo inicial nesse movimento é estar atento aos sinais do seu corpo!

Se perceber algum sintoma anormal, como dificuldade para urinar, cólicas, sensação de bexiga sempre cheia e dor, é preciso procurar um urologista. Se estiver em Florianópolis ou na região, pode contar com o acompanhamento da nossa equipe de especialistas. Entre em contato conosco para agendar uma visita. Estamos à disposição!

Publicado em: 21/11/2017 | Atualizado em: 04/11/2022 | Por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share

Posts relacionados

+