Faça sua pesquisa:

4 cuidados com a pele do homem

+

Apesar de não ser muito falado, é essencial que todo homem tenha o hábito de cuidar da pele, principalmente quando a barbeação é bem frequente, já que a cútis fica mais exposta e fragilizada, o que pode levar ao desenvolvimento de foliculite.

Por isso, preparamos esse material de cuidados com a pele do homem para ajudar a mantê-la saudável, incluindo a ida ao dermatologista. Também foram destacadas pequenas diferenças que encontramos entre a pele feminina e masculina. Siga com a gente!

O que influencia na saúde da pele masculina?

A pele masculina, assim como qualquer outra, possui características próprias e é afetada por fatores externos e internos. Os hormônios têm grande responsabilidade na saúde cutânea, com destaque a testosterona, que influencia na textura, densidade e espessura da pele, e no funcionamento de glândulas sebáceas.

Essas estão presentes em grande quantidade no rosto masculino e a sua ação torna a cútis mais oleosa e propensa a acnes e espinhas. Além disso, se o ato de se barbear for diário, há o aparecimento de pelos encravados no rosto e a pele pode ficar ressecada e irritada.

Quais as diferenças entre a pele do homem e da mulher?

O corpo masculino se diferencia do feminino em muitos aspectos. E um deles é a pele! A cútis do homem é mais áspera, grossa e com mais queratina em comparação a da mulher, e isso é principalmente pela ação da testosterona, para que seja possível aguentar os fios espessos da barba. Confira agora mais algumas distinções:

Pele do homem
Pele da mulher
Influência de hormôniosEventualmenteSempre
Tendência a ser oleosaQuase sempreÀs vezes
Tendência a pele secaRaramenteÀs vezes
Sinais de envelhecimentoAparecem mais tardiamenteAparecem mais cedo
Alto volume de porosSimÀs vezes
Produção de seboDobro da mulherMetade do homem

Mesmo sendo diferentes, ambos devem fazer o uso diário do protetor solar nas áreas do corpo que ficam expostas  – até em dias chuvosos ou nublados. O ideal é que o produto seja recomendado por um dermatologista para se adequar bem às características de cada pele.

4 cuidados com a pele do homem que são essenciais

Para evitar algumas complicações já citadas, os cuidados com a pele masculina devem ser seguidos à risca, principalmente aqueles recomendados pelos especialistas. Buscando facilitar, separamos algumas dicas que podem ser adicionadas à rotina.

1. Atenção ao se barbear

Procure sempre retirar a barba após o banho. Além dos poros estarem mais abertos, – o que favorece a remoção dos pelos –  é quando há menos chances de irritações na pele, já que ela está totalmente limpa.

Faça uso de cremes de barbear. Eles são os produtos certos, não atrapalham o deslizamento da lâmina, e não causam ferimentos cutâneos. É indicado – principalmente para os homens com tendência à foliculite – o uso de um pós-barba antisséptico e cicatrizante ou loções anti-inflamatórias.

2. Hidratação da pele

Assim como qualquer outra, a pele masculina também exige hidratação. Esse hábito é muito importante para proteção contra agentes externos, – como radiação solar, poluição e vento – além de aumentar a resistência das fibras colágenas e elásticas da pele.

Hidrantes ativos e antioxidantes – como vitamina C – são boas opções para a saúde cutânea, e a alimentação também pode auxiliar nisso. Refeições saudáveis e o consumo adequado de água são grandes aliados, enquanto cigarro e cervejas não. Então, procure consumir com moderação.

3. Esfoliação e tonificação

A esfoliação deve ser feita toda semana para remover o acúmulo de células mortas e impurezas da pele. Isso auxilia a diminuir os pelos encravados, os poros entupidos, melhora a textura da pele e evita o desenvolvimento da foliculite. Use sempre um esfoliante adequado para seu tipo de pele – oleosa, normal ou seca.

A tonificação também é muito importante para os cuidados com a pele do homem, e a loção tônica deve ser de acordo com o estilo de pele. Normalmente é recomendado que seja aplicada duas vezes ao dia. Ela ajuda a diminuir os poros, a oleosidade, auxilia na cicatrização, suaviza e refresca a pele.

4. Limpeza

Por último, mas não menos importante, a limpeza da pele deve vir antes de qualquer um dos cuidados citados! O primeiro passo é usar um sabonete que seja adequado para o rosto. Nunca use sabonete corporal na face, pois ele pode ressecar a pele, deixá-la mais oleosa, e provocar acne.

A limpeza deve ser feita com água morna – ela aumenta o grau de limpeza por abrir os poros – e nos horários matinais e noturnos. Evite o uso de águas quentes, tanto no banho, quanto na limpeza facial, elas também agravam a oleosidade da pele.

Como o dermatologista ajuda nos cuidados da pele masculina?

Todos os cosméticos que forem usados nos cuidados da pele masculina devem ser prescritos e recomendados por um dermatologista – inclusive os que citamos nesse artigo. O especialista analisa quais as características da cútis, e indica os produtos adequados à rotina. Usar itens errados para o seu tipo de pele pode trazer ou agravar problemas e doenças.

Em situações que a pele apresenta vermelhidão, descamação, irritação, bolinhas avermelhadas ou pontos de pus, procure imediatamente o profissional, pois é provável que seja um quadro de dermatite ou foliculite.

A consulta é indispensável mesmo em casos sem complicações. A função do dermatologista não está só no tratamento de problemas, ele ajuda a evitá-los e a melhorar ainda mais a qualidade da pele.

É muito importante se preocupar com a saúde e entender que não são só as mulheres que precisam usar cremes ou loções! A pele masculina precisa de atenção e nós podemos ajudar com isso!

Nossos dermatologistas estão preparados para te auxiliar e guiar da melhor forma possível. Agende sua consulta por esse site ou entre em contato com a nossa equipe!

Publicado por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share

Posts relacionados

+