Faça sua pesquisa:

Exames e
procedimentos

+

A maioria das mulheres, desde a adolescência, ouvem falar sobre a importância de se consultar periodicamente com um ginecologista, o chamado “médico da mulher”. No entanto, grande parte delas só procura atendimento quando surgem sintomas de algumas doenças. Mas é bom ter em mente que a atuação do ginecologista vai além disso!

Por essa razão, vamos responder algumas perguntas que são frequentemente realizadas dentro dos consultórios ginecológicos. A partir de agora, você poderá saber um pouco mais sobre uma das especialidades mais procuradas na Clinifemina. Boa leitura!

Quando falamos em saúde feminina, lembramos logo do ginecologista. Sabia que, ao lado dele, atua o mastologista? Este especialista tem um papel essencial para prevenir, diagnosticar e tratar diversas doenças relacionadas aos seios, como o câncer de mama.

Se você pretende conhecer mais sobre a atuação desses profissionais, saber quais complicações podem ser evitadas e resolvidas por eles — e também quando e onde encontrar um profissional qualificado, vai encontrar todas as respostas aqui. Boa leitura!

Qual a área de atuação do ginecologista e do mastologista?

Enquanto o ginecologista é o médico especializado na saúde sexual e reprodutiva da mulher — atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino- o mastologista é o profissional responsável por evitar, perceber e resolver as complicações ou alterações das mamas ou dos órgãos relacionados a elas.

Além de estar presente em toda a vida da mulher, monitorando constantemente a saúde dos órgãos sexuais, o ginecologista também atua no acompanhamento da gestação e do parto. Já o mastologista, irá garantir todos os cuidados clínicos, cirúrgicos e reparadores que forem necessários para evitar ou resolver qualquer problema relacionado aos seios.

Não é incomum encontrar ginecologistas que também atuam com mastologia, uma vez que o especialista pode realizar residência em ginecologia para se tornar um especialista na saúde das mamas.

Quais as doenças prevenidas e tratadas por eles?

Em relação aos mastologistas, o foco principal de atuação e cuidados está diretamente relacionado ao câncer de mama. Porém, este especialista também tem grande importância no tratamento de diversas outras doenças na região, como

  • mastite: infecção ou inflamação nos seios;
  • nódulos: desenvolvimento de massa, caroços ou áreas endurecidas nas mamas;
  • ginecomastias: aumento das glândulas mamárias em homens e;
  • assimetrias ou mudanças na aparência ou forma das mamas.

Já os ginecologistas vão prevenir e tratar doenças que podem acometer o sistema reprodutor feminino desde a infância até a maturidade — incluindo após a menopausa. Dentre tais complicações, as mais comuns são:

  • câncer do colo do útero, no ovário e no endométrio;
  • cistos de ovário: bolsa de líquido dentro ou ao redor do ovário;
  • vulvovaginite: inflamação na vagina e na vulva que causa inchaço, corrimento e dor ao urinar;
  • prolapso genital: distúrbio provocado pela perda de sustentação dos órgãos do assoalho pélvico;
  • candidíase vaginal: infecção fúngica da vagina e vulva;
  • síndrome de ovários policísticos: distúrbio hormonal que provoca cistos na parte externa dos ovários, além de outros sintomas;
  • endometriose: inflamação pelas células do endométrio se deslocarem aos ovários ou a cavidade abdominal durante a menstruação;
  • ISTs ou DSTs (Infecções ou Doenças Sexualmente Transmissíveis): como Sífilis, Gonorreia, HPV, HIV e AIDS.

Quais os exames realizados por esses profissionais?

Seja para acompanhamento de rotina ou avaliar alguma doença, os ginecologistas e mastologistas podem solicitar ou realizar diversos tipos de exames para manter em dia o bem-estar feminino. Os mais comuns e encaminhados aos pacientes são:

Exames preventivos

O check-up periódico é indicado para que sejam avaliadas as condições de saúde da mulher, com possibilidade de diagnóstico precoce de doenças, o que facilita o tratamento e aumenta consideravelmente as chances de cura. Papanicolau, mamografia e colposcopia são exemplos de exames preventivos.

Ultrassons

Podem ser solicitados para monitoramento pré-natal ou acompanhamento dos órgãos femininos, como é o caso da ultrassonografia transvaginal, pélvica e das mamas.

Exame de sangue

Análises clínicas do perfil lipídico, hormônios a e IST’s são normalmente solicitados pelos ginecologistas para monitoramento médico de rotina. Em casos de tratamentos de doenças ou cirurgias, o exame de sangue tem grande função para avaliar o quadro da paciente.

Quando procurar cada um deles?

As consultas ginecológicas ou com o mastologista devem ser agendadas regularmente para os exames preventivos e de rotina, principalmente a partir dos 40 anos de idade, pois, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde),é quando se intensificam os riscos de câncer de mama.

No entanto, há situações que exigem a procura desses especialistas para avaliação médica. Então, se torna indispensável a consulta caso você perceba algum dos seguintes sinais:

  • menstruação atrasada ou irregular;
  • corrimento (especialmente se tiver coloração amarelada ou mau cheiro);
  • alterações na aparência ou forma da mama;
  • dor durante as relações sexuais;
  • coceira vaginal excessiva;
  • sangramentos fora do período menstrual;
  • dor e secreção nas mamas;
  • presença de caroços nos seios e/ou;
  • cólicas menstruais muito fortes.

Se você está em busca de um ginecologista ou mastologista em Florianópolis, não precisa mais se preocupar! Aqui na Clinifemina você encontra um corpo clínico qualificado, com profissionais preparados para orientá-la da melhor forma possível. Não perca essa oportunidade: entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e agende a sua consulta ou exame.

Esperamos te encontrar em breve!

Agendar exame

Ginecologia e Mastologia