Faça sua pesquisa:

Cirurgia Plástica

+

Seja para ficar em paz com o espelho ou para recuperar a função de algum órgão específico, os números na especialidade de Cirurgia Plástica no Brasil não param de crescer. O país já se tornou o que mais realiza este tipo de intervenção no mundo, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

No entanto, o desejo da “beleza a qualquer custo” pode trazer sérias consequências para a saúde. Para garantir a segurança do procedimento e o resgate da autoestima, é fundamental conhecer mais sobre a especialidade e buscar profissionais qualificados e uma estrutura completa de atendimento. É o que mostramos a partir de agora. Continue com a gente!

O que faz um cirurgião plástico?

O cirurgião plástico é o médico responsável por alterar o formato e as funções de alguns órgãos, músculos e tecidos do paciente por meio de procedimentos cirúrgicos. As mudanças possuem finalidade corretiva ou estética. Neste último caso, podem ocorrer nos seios, glúteos, pernas, abdômen, rosto e até mesmo nas mãos.

O cirurgião plástico, além da especialização neste segmento, também precisa estar preparado para conduzir o paciente pelo processo de transformação desde a primeira consulta, para garantir que a mudança pretendida é a escolha mais adequada para aquele momento de vida e para os objetivos de cada pessoa.

Quando a cirurgia plástica é indicada?

Como já comentamos, a cirurgia plástica não tem apenas função estética. Em muitos casos, elas são necessária  para corrigir algumas estruturas do corpo que estão prejudicando a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, podemos descrever dois grandes grupos de procedimentos: a cirurgia estética e a cirurgia reparadora (ou corretiva).

Cirurgia estética

O intuito dessa cirurgia é aprimorar a aparência do paciente, corrigindo partes do corpo que geram insatisfação, insegurança ou problemas de autoestima. Por se tratar de um aspecto externo, sem comprometimento das funções do órgão em questão, é fundamental uma conversa franca entre médico e paciente para entender os reais motivos desta mudança.

Muitas pessoas, sobretudo as mulheres, desejam passar por alguma transformação apenas para se enquadrar em um padrão externo. Como se trata de uma alteração permanente, é importante ter certeza de todos os pontos — inclusive com alinhamento entre as expectativas e o resultado possível — antes de realizar a intervenção.

Cirurgia reparadora

As cirurgias corretivas ou reparadoras são realizadas para corrigir deformidades dos pacientes e garantir que as áreas afetadas tenham suas funções recuperadas. Segundo a SBCP, cerca de 40% das cirurgias plásticas realizadas no país apresentam essa finalidade.

Entre os procedimentos mais comuns, estão a reconstrução de áreas da pele lesionadas por câncer de pele, a reconstrução pós-retirada total ou parcial das mamas, recuperação de regiões que sofreram queimaduras e, ainda, a remoção do excesso de pele após a perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica.

Quais os tipos de cirurgia plástica oferecidos na Clinifemina?

Com estrutura completa para atender a toda a família em todos os momentos da vida, a Clinifemina também conta com uma Cirurgiã Plástica no corpo clínico, a Dra. Caroline Battistti. Os procedimentos que oferecemos em nossa clínica são:

  • cirurgias de mama (aumento, redução, melhoria da forma e posição);
  • cirurgia íntima;
  • cirurgias da face;
  • cirurgia das pálpebras;
  • rinoplastia e
  • contorno corporal.

Quais os procedimentos mais comuns em cirurgia plástica?

Cerca de 60% das cirurgias plásticas realizadas são de motivação estética. E os números tendem a aumentar a cada ano. Segundo os dados da SBCP, os principais procedimentos cirúrgicos realizados no país são:

  1. Aumento de mama: inserção de próteses de silicone com o intuito de ampliar o volume dos seios;
  2. Lipoaspiração: cirurgia estética que remove a gordura localizada por meio de cânulas de sucção;
  3. Blefaroplastia: o procedimento corrige a flacidez muscular, os excessos de pele e remove as gorduras das pálpebras, deixando o olhar mais jovem;
  4. Rinoplastia: a cirurgia tem como finalidade ajustar as estruturas do nariz, tornando-o mais harmônico ao rosto do paciente e
  5. Abdominoplastia: a operação estética visa minimizar a flacidez da pele e dos músculos, que pode ser causada por perda de peso ou gravidez.

Como encontrar um cirurgião plástico em Florianópolis?

Sempre que falamos em cuidados com saúde, a segurança e confiança devem vir em primeiro lugar. Quando se trata de uma mudança permanente, que pode influenciar sua vida em diversos níveis, esse cuidado deve ser redobrado. Por essa razão, vale dedicar horas de pesquisa e buscar um especialista capacitado e reconhecido pela SBCP para realizar o procedimento.

Também é importante ter o apoio de um corpo clínico multidisciplinar, para ajudar em todas as decisões e procedimentos. Se você deseja saber mais sobre a cirurgia plástica e passar por uma avaliação com a nossa especialista, agende sua consulta com a nossa equipe. Estamos prontos para te deixar ainda mais linda e segura!

Agendar consulta

Drª CAROLINE BATTISTTI

Cirurgia Plástica

CRM 20161 | RQE 19928