Faça sua pesquisa:

Gastroenterologia

+

É muito comum, para quem sofre com dores no estômago, por exemplo, ouvir a recomendação para se consultar com um gastroenterologista. O que muitas pessoas não sabem é que este profissional trata muito além do estômago. Se você está em busca de um especialista em gastroenterologia em Florianópolis, pode contar com o nosso atendimento.

Antes, porém, consideramos importante falar sobre a atuação desse profissional, quais doenças pode tratar — e ajudar a prevenir — e como escolher o melhor especialista. Além disso, preparamos algumas dicas sobre os sinais de que seu sistema digestivo está precisando de atenção.

Qual a atuação do especialista em gastroenterologia?

O especialista em gastroenterologia, popularmente chamado de “Gastro”, é o médico habilitado para tratar doenças ou alterações em todo o trato gastrointestinal. Este sistema começa na boca e vai até o ânus. Assim, o gastroenterologista é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, por exemplo.

principal objetivo desse especialista é detectar os incômodos que atrapalham a ingestão e a digestão correta dos alimentos, o que prejudica a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Para se preparar para essa atuação, o gastro passa por uma residência médica de dois anos, focada na estrutura, função e doenças do aparelho digestivo. A formação é essencialmente hospitalar, atendendo principalmente pacientes com cirrose descompensada, doença inflamatória intestinal, além de participar de alguns casos investigativos, preparo para colonoscopia ou outros procedimentos até o atendimento de pacientes de maior complexidade.

O que um gastroenterologista pode tratar?

Dentro da gastroenterologia, há outras especialidades médicas para o tratamento de áreas ou doenças específicas. A hepatologia, por exemplo, é responsável pelo fígado e vias biliares; a proctologia investiga e trata alterações no reto, como tumores, hemorroidas e fissuras. Já a endoscopia digestiva é encarregada pelo estudo que serve de diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um exame de imagem realizado no interior do estômago.

Neste sentido, o gastro, dependendo de sua área focal, pode tratar de:

  • gastrites e gastroenterites;
  • pedras na vesícula;
  • constipação intestinal e diarreia aguda e crônica;
  • doença Celíaca e de Crohn;
  • diverticulites e doenças funcionais;
  • dispepsia;
  • infecções como H. Pylori;
  • hepatites e pancreatites;
  • intolerâncias alimentares (como à lactose);
  • distúrbios alimentares;
  • saúde da microbiota intestinal;
  • refluxo Gastroesofágico;
  • síndrome do Intestino Irritável;
  • tumores no sistema gastrointestinal.

Quais os principais distúrbios gastrointestinais?

De forma geral, podemos citar os 3 incômodos e distúrbios mais recorrentes no sistema gastrointestinal, de acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia:

Síndrome do intestino irritável

É uma das enfermidades gastrointestinais mais comuns, presente em cerca de 10% da população mundial. Pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e está = relacionada ao estresse, ansiedade e tensão. Os sintomas mais relatados pelos pacientes são dor ou desconforto abdominal, aliviados após a evacuação ou eliminação de gases, diarreia e/ou prisão de ventre.

Dispepsia funcional

Conhecida como má digestão, é a queixa de entre 20% e 40% das pessoas que procuram um gastroenterologista. Pode ser causada por ingestão de alimentos em grande quantidade, com muita rapidez e sem mastigar adequadamente. O excesso de líquidos durante as refeições também está entre as causas do distúrbio, que se manifesta por distensão abdominal após as refeições, náuseas arrotos frequentes.

Constipação intestinal

A constipação intestinal, ou prisão de ventre é provocada, na maioria dos casos, pela baixa ingestão de fibras, água e, ainda, pela falta de atividades físicas. A ocorrência tende a aumentar com a idade e, eventualmente, acomete mais o sexo feminino. Os principais sintomas são evacuar menos de três vezes na semana, dificuldade para evacuar, fezes endurecidas e sensação de defecação incompleta.

Quais os sinais para procurar um gastroenterologista?

Acabamos de mostrar os principais e mais recorrentes distúrbios do sistema gastrointestinal e seus sintomas. O fato de serem comuns não significa que não precisam de atenção. Afinal, todos eles são indícios de que algo está deixando de funcionar como devia nesse sistema.

Portanto, recomendamos que você esteja atento e procure por um especialista em gastroenterologia se apresentar, com persistência, algum desses sintomas:

  • azia e enjoos;
  • diarreia ou prisão de ventre;
  • dor abdominal;
  • gases e inchaço abdominal;
  • refluxos ou vômitos.

Como é a consulta com um gastro em Florianópolis?

Ao apresentar sinais de que precisa se consultar com um especialista, é fundamental contar com um profissional qualificado. Na primeira consulta, ele fará uma anamnese, com perguntas sobre suas queixas e estilo de vida para entender o que pode estar contribuindo para o surgimento dos sintomas. É comum que o gastroenterologista solicite exames, como testes de intolerância alimentar, ultrassonografia, endoscopia ou colonoscopia, dependendo das suspeitas clínicas.

Para ter a segurança de uma avaliação criteriosa, você, que precisa de um gastro em Florianópolis, pode ser atendido por um especialista da Clinifemina. Aqui contamos com toda a estrutura de exames, para facilitar a sua rotina nos cuidados com a saúde. Entre em contato com a gente e agende uma consulta.

Agendar consulta