Reumatologia
+Quando se ouve falar sobre a especialidade de Reumatologia, é comum que venha à mente a imagem de um familiar que sempre se queixa de “dor nas juntas”. Ainda que seja, de forma generalizada, caracterizadas pela presença de dor, as doenças reumáticas vão muito além de uma dor nas costas ou nas articulações.
Tanto é assim que existe um especialista qualificado apenas para cuidar dessas condições — que não são poucas. Nesta página, você pode encontrar mais informações sobre a atuação do reumatologista, as doenças que ele pode tratar ou ajudar a prevenir e dicas para saber se é hora de buscar pelo atendimento de um especialista em reumatologia em Florianópolis e região.
Qual é a atuação do especialista em reumatologia?
A Reumatologia é a especialidade médica capaz de atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de todas as doenças não traumáticas que envolvem o aparelho locomotor. Isso quer dizer que o reumatologista é o médico que cuida de problemas nos ossos e articulações, músculos e tendões, sejam elas de origem inflamatória, sistêmica ou degenerativa.
De acordo com o Ministério da Saúde, já se tem conhecimento sobre mais de uma centena de doenças reumáticas, que podem envolver além do sistema lomotor, outros órgãos como o coração, o rim, o pulmão, além do sistema nervoso, o aparelho digestivo, o olho e a pele.
O médico que se especializa em reumatologia adquire conhecimento para identificar os sinais dessas doenças, atuar preventivamente contra o desenvolvimento ou evolução dessas condições e iniciar o tratamento de doenças reumáticas assim que detectadas, para que elas causem o mínimo possível de prejuízos à saúde do paciente.
Quais doenças a reumatologia abrange?
Entre as mais de cem doenças conhecidas, existem as mais incidentes e que, portanto, são aquelas que são mais tratadas por essa especialidade. De maneira geral, podemos dividi-las em quatro grandes grupos: as degenerativas, as inflamatórias, as imunológicas e as metabólicas. As principais doenças tratadas pela reumatologia — e listadas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, são:
● Artrite reumatoide;
● Osteoartrite;
● Osteoporose;
● Esclerodermia;
● Artrite psoriásica;
● Espondiloartrites;
● Fibromialgia;
● Lombalgia;
● Gota e pseudogota;
● Polimialgia reumática e arterite de células gigantes;
● Doença de Behçet;
● Síndrome de Sjögren;
● Febre Reumática;
● Lúpus eritematoso sistêmico;
● Síndrome Anti-fosfolípide;
● Reumatismo das partes moles e
● Vasculites.
Quais os sinais de que é preciso procurar um reumatologista?
As doenças reumáticas são condições crônicas que, uma vez instaladas, precisam de acompanhamento constante para controle dos sintomas e do agravamento. Por isso, quando mais cedo for diagnosticada — e consequentemente, submetida a tratamento adequado, melhor.
Isso porque, se não conduzidas da forma correta, as doenças reumáticas podem causar danos físicos e psicológicos graves. Os prejuízos podem levar a dificuldades para realizar tarefas rotineiras em decorrência da dor, além de causar deformidades, limitação funcional e até depressão.
Sendo assim, é importante estar atento aos sinais do seu corpo. Ainda que cada doença reumática possa ter características específicas, há alguns sintomas que podem servir de alerta para a necessidade de se consultar com um médico reumatologista. A seguir, destacamos os principais deles:
● vermelhidão, dor, inchaço e calor nas articulações por longos períodos;
● rigidez em articulações no início do dia, principalmente ao acordar;
● dores musculares sem motivo;
● dificuldade para movimentar dedos, mãos, ombros, cotovelos, joelhos, quadris e punhos;
● febre prolongada de origem desconhecida em crianças;
● lesões na pele e dificuldades para movimentação;
● fadiga frequente, perda de peso e mal-estar;
● diminuição da flexibilidade da coluna;
● limitação e movimentos para tarefas cotidianas.
Como é a consulta com o reumatologista?
O reumatologista é o especialista que possui o conhecimento necessário para diagnosticar, tratar e prevenir essas doenças, baseado em evidências clínicas e exames de diagnóstico. Durante a consulta de Reumatologia, o médico fará diversas perguntas para entender o histórico de saúde do paciente.
Geralmente, também realiza um exame clínico do sistema osteoarticular. Essa avaliação é importante para chegar a um diagnóstico ou orientar o profissional sobre os exames complementares necessários. Depois de concluída a avaliação, se houver a presença de alguma condição reumática, é hora de começar o tratamento.
Mas essa orientação é individualizada, feita em consultório. Por isso, se tiver algum dos sintomas listados acima e estiver à procura de um especialista em reumatologia em Florianópolis e região, pode contar com a Clinifemina.
Agende sua consulta com nosso reumatologista aqui mesmo pelo site e tenha a certeza de um cuidado qualificado, com estrutura completa de atendimento e exames. Estamos à sua disposição.