Faça sua pesquisa:

Exames e
procedimentos

+

Muito importante no âmbito da saúde e estética, o dermatologista é um especialista que pode atuar em diversos campos de atuação. O médico contribui com a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes através de procedimentos estéticos, prevenção do envelhecimento, tratamento de doenças e afecções do maior órgão do corpo humano: a pele.

E para você que procura uma clínica de dermatologia em Florianópolis, reunimos neste artigo os diferentes tratamentos realizados na nossa cidade, e citamos alguns sinais que indicam a necessidade de uma consulta dermatológica!

Qual é a atuação de um dermatologista?

O médico dermatologista é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de forma clínica-cirúrgica as doenças ou complicações das mucosas, pelos, cabelos, unhas e principalmente da pele.

Os problemas de saúde mais comuns tratados por esse especialista são alergias, vitiligo, excesso de acne e espinhas, queda de cabelo, hanseníase e câncer de pele. Os dermatologistas também podem atuar no tratamento de afecções na boca, gengiva, língua e de doenças sexualmente transmissíveis.

Orientar e realizar procedimentos relacionados à estética da pele e dos anexos cutâneos como microagulhamento, peeling, preenchimento facial e botox também são funções do profissional.

Quais os diferentes tipos de tratamento com um dermatologista?

O campo de atuação dos dermatologistas é bem amplo, abrangendo especialidades clínicas, preventivas, cosmiátricas, cirúrgicas, oncológicas e onicológicas.

A dermatologia clínica e preventiva é responsável por tratar acne, micose, queda de cabelo, alergias e outras doenças que atingem as unhas, cabelos, pelos e anexos. Em cidades litorâneas, como Florianópolis, o dermatologista clínico geralmente dedica-se aos cuidados com o envelhecimento da pele, muito comum em regiões de alta incidência solar.

O dermatologista oncológico, por sua vez, atua em uma área voltada aos tumores e cânceres de pele. Enquanto  os médicos cosmiátricos realizam procedimentos estéticos como botox, preenchimento facial e depilação a laser.

Os dermatologistas cirúrgicos tratam das doenças por meio de cirurgias minimamente invasivas, já os profissionais onicológicos são responsáveis por resolver problemas nas unhas, como o encravamento ou unhas frágeis.

5 sinais de está na hora de procurar um dermatologista

O correto é ir ao dermatologista regularmente para os cuidados preventivos! Os exames de rotina são muito importantes para o monitoramento da saúde, principalmente para aquelas pessoas que já apresentaram complicações em algum momento da vida. No entanto, há uma série de sintomas que exigem uma consulta dermatológica! São eles:

  • Unhas fracas, manchadas e/ou quebradiças: essas características podem indicar doenças como micose, anemia, problemas na tireoide e psoríase. Portanto, se as suas unhas são assim, e estiverem com esses sintomas, procure o profissional!
  • Queda excessiva de cabelo: diariamente, é normal uma queda de aproximadamente 120 fios de cabelo. Portanto, se o seu cabelo apresenta um valor muito maior que esse, procure um dermatologista! Ele irá examinar para identificar a raiz do problema e te encaminhar ao tratamento ou a outro profissional que for adequado.
  • Manchas no corpo ou pintas suspeitas: felizmente, a maioria das manchas e pintas são benignas, mas há casos em que elas precisam ser removidas por se tratar de um (ou possível) melanoma, e somente o dermatologista poderá identificar esse risco.
  • Acne severa: ter algumas espinhas é normal, mas há casos em que a quantidade é demais. Além de não ser normal, muitas vezes isso afeta a autoestima. Então, procure o especialista para o início do tratamento.
  • Sudorese excessiva: o suor faz parte do corpo humano, mas há situações em que a presença do mesmo é tão excessiva que prejudica a rotina da pessoa. Nesses casos, consulte o dermatologista para identificar a origem do problema e iniciar o tratamento para o retorno da qualidade de vida.

Como é a consulta com o dermatologista?

É bem tranquila! Se não for uma consulta estética, o médico irá perguntar se foi identificado algum sintoma, ou se é apenas um exame de rotina. Em ambos os casos, o dermatologista irá fazer uma análise clínica e solicitar (se necessário) alguns exames ou até mesmo já iniciar o tratamento.

Em alguns casos, o dermatologista pode encaminhar o paciente para outro especialista, pois os problemas de pele e dos aspectos cutâneos podem ser fruto de complicações emocionais. Quando a consulta for para algum procedimento estético, não se preocupe! O médico irá repassar todas as informações necessárias.

Se você deseja consultar um Dermatologista em Florianópolis e região, a Clinifemina conta com uma equipe altamente qualificada para atenção integral à sua saúde, inclusive nos cuidados com a sua pele. Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp ou agende aqui mesmo, em nosso site. Estamos à sua espera!

Agendar exame

Dermatologia