Clinifemina

  (48) 3223-3031

Seg. à Qui. 07h45 min às 19h
Sex 07h45 min às 18h30 min

  (48) 3223-3031

Seg. à Qui. 07h45 min às 19h
Sex 07h45 min às 18h30 min

  (48) 3223-3031

Seg. à Qui. 07h45 min às 19h
Sex 07h45 min às 18h30 min

Urologista em Florianópolis: onde encontrar?

Os cuidados preventivos com a saúde são a melhor forma de se manter afastado de doenças. Se você mora na região Sul do Brasil e tem apresentado sinais de que precisa ter atenção ao trato urinário, por exemplo, pode ser a hora de procurar um urologista em Florianópolis, cidade que conta com alguns dos melhores especialistas do setor.

Neste artigo, vamos falar sobre essa especialidade, destacar alguns sintomas que merecem investigação e mostrar onde encontrar seu médico e como agendar sua consulta para ter atendimento de qualidade bem no centro da Ilha da Magia.

O que essa especialidade trata?

Esta pergunta é muito relevante, pois muita gente acredita que o urologista é o “médico do homem”. Na realidade, este médico é especialista na prevenção e tratamento das doenças do aparelho urinário — masculino e feminino —, mas também se dedica aos cuidados do aparelho reprodutor masculino. 

Então, quando pensar em consultar um urologista em Florianópolis ou em qualquer outra cidade, já sabe que ele não é uma exclusividade para homens e pode tratar, inclusive, de crianças.

Sociedade Brasileira de Urologia destaca que este profissional, além do tratamento clínico do aparelho urinário masculino ou feminino, também faz o cuidado preventivo e realiza intervenções cirúrgicas, quando necessário. Na Clinifemina, estamos preparados para o atendimento global da sua saúde.

Quais doenças o urologista pode tratar ou prevenir?

Como dissemos, essa especialidade atua com atenção voltada para o trato urinário e o sistema reprodutor masculino. Neste sentido, as doenças mais recorrentes no consultório de um urologista são:

  • Incontinência urinária;
  • Cálculos renais;
  • Infecção urinária;
    Inflamação
     do trato urinário
  • Câncer; 
  • Disfunção erétil;
  • Fimose;
  • Impotência sexual;
  • DSTs – doenças sexualmente transmissíveis; 
  • Infertilidade.

Quem precisa buscar pelo urologista?

Assim como ocorre com as mulheres, que devem procurar regularmente o ginecologista para o acompanhamento da saúde do aparelho reprodutor, aos homens é aconselhável manter essa regularidade e fazer consultas periódicas ao urologista.

Além disso, a especialidade é indicada a todas as pessoas que desejam investigar sintomas ou realizar cuidados preventivos em órgãos como os rins, bexiga, uretra e ureteres. Em todos os casos, procurar um urologista em Florianópolis está indicado para todas as pessoas que tenham sintomas de alguma patologia nestes sistemas.

Alguns dos sinais de que é hora de agendar uma consulta com urologista são:

Dores nos órgãos relacionados

A dor na região lombar pode indicar problemas nos rins. Dor abdominal pode estar relacionada a infecções. As dores nos testículos ou no pênis podem ser indicativo de traumas, infecções ou doenças sexualmente transmissíveis.

Irregularidades urinárias

A dor ao urinar e a presença de sangue na urina, assim como gotejamento, mudança no fluxo e frequência ou incontinência urinária, podem sugerir desde infecções até lesões renais ou da próstata.

Alterações nos órgãos sexuais masculinos

O surgimento de verrugas penianas pode indicar a presença de DSTs. Já alterações como impotência sexual, desconforto durante as relações sexuais, sangue no esperma, ejaculação precoce precisam ser investigados para determinar as causas que podem ser infecções ou outra patologia.

Como é a consulta e quais tipos de exames o urologista solicita?

Durante a consulta, o especialista fará uma série de perguntas sobre seus hábitos, ouvirá suas queixas e preocupações. Com uma avaliação clínica preliminar, ele poderá definir se existe a necessidade de exames complementares.

Todos sabemos que ainda existe muito tabu masculino com relação aos exames urológicos. Mas, além do exame de toque retal, para a prevenção do câncer de próstata, existem outros procedimentos adotados pelo urologista para diagnósticos. 

  • Hemograma: avalia os níveis de creatinina, ureia, ácido úrico, assim como contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA.
  • Exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética, que podem complementar os testes laboratoriais para um diagnóstico mais preciso.
  • Espermograma: analisa a qualidade do sêmen para averiguar a capacidade reprodutiva do homem.
  • Biópsia vesical (da bexiga): realizada para diagnóstico de doenças como câncer da bexiga, cistite intersticial ou para investigar causas de dor local ou sangue na urina.
  • Fluxometria: medição do fluxo urinário para avaliar possíveis disfunções.
  • Uretrocistoscopia: procedimento que consegue rastrear a presença de cálculos, infecções ou tumores.
  • Toque retal: avalia o formato, o tamanho e a textura da próstata e identifica a presença de nódulos.

Onde encontrar um Urologista em Florianópolis?

O momento de escolher um especialista a quem confiar a própria saúde envolve uma série de cuidados. Assim, ouvir amigos e familiares pode ser um caminho para encontrar boas indicações de profissionais.

Nós, da Clinifemina, recomendamos que, ao procurar um urologista em Florianópolis, você esteja atento a fatores como a qualificação do médico, a equipe de apoio (médicos de outras especialidades e enfermeiros) que trabalha em conjunto com este profissional e a estrutura da clínica médica em que ele atua.

Clinifemina fica na avenida Osmar Cunha, 183, bem no centro de Florianópolis. Para saber mais sobre nossos serviços, você pode entrar em contato via WhatsApp com a nossa equipe de atendimento. Aproveite para agendar o seu horário pelo telefone (48) 3223-3031.

Esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ivana

Drª Ivana Fernandes de Souza

Ginecologista 
CRM 5933 / RQE 3717

  •  Especialista em Ginecologia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
  • Pós graduada em Medicina do Adolescente pela Faculdade de Ciências
    Médicas de Minas Gerais
  • Fellow em Ginecologia da Infância e Adolescência pela Federação Internacional da especialidade (FIGIJ)
  •  Professora do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Dra Ivana

Drª Ivana Fernandes de Souza

  •  Especialista em Ginecologia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
  • Pós graduada em Medicina do Adolescente pela Faculdade de Ciências
    Médicas de Minas Gerais
  • Fellow em Ginecologia da Infância e Adolescência pela Federação Internacional da especialidade (FIGIJ)
  •  Professora do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Drª Caren Leivas Pozzer

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo