Faça sua pesquisa:

Dezembro Vermelho: AIDS e ISTs devem ser prevenidos todos os dias

+

Já se vão quase 40 anos desde que a AIDS começou a ser conhecida e temida. Inicialmente como tabu, ao longo do tempo as pessoas passaram a perceber que a melhor forma de combatê-la seria por meio da informação. Hoje, temos campanhas como o Dezembro Vermelho, que levam para frente a consciência sobre a prevenção da AIDS e outras ISTs.

Por este motivo, elaboramos este artigo. Aqui, tratamos da importância de movimentos em prol da informação, deixamos orientações sobre a AIDS e as ISTs e relembramos que a prevenção contra essas doenças deve ser constante.

Se você chegou até essa página por estar interessado em levar essa campanha adiante ou se reconheceu algum sinal suspeito e deseja se informar… Seja qual for o seu objetivo, conte sempre com a Clinifemina.

Como surgiu a campanha Dezembro Vermelho?

O Dezembro Vermelho foi instituído em 2017. O movimento marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A escolha do mês de dezembro para esse movimento veio apoiada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que se comemora em 1º de dezembro. Instituído em 1988 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS, que se configura como um problema de saúde pública global.

Saiba mais sobre as ISTs neste artigo.

Sobre quais doenças o Dezembro Vermelho ajuda a conscientizar?

A principal luta do Dezembro Vermelho é ampliar a consciência sobre a prevenção à AIDS e os cuidados necessários para os soropositivos. No entanto, as demais infecções sexualmente transmissíveis também estão no alvo da campanha.

Assim, podemos dizer que o Dezembro Vermelho se mobiliza para conscientizar a população a respeito da contaminação, sintomas e riscos de:

  • AUXILIA;
  • hepatites e HPV;
  • gonorreia;
  • clamídia;
  • sífilis;
  • herpes genital;
  • cancro mole (cancroide);
  • doença Inflamatória Pélvica (DIP);
  • donovanose;
  • linfogranuloma venéreo (LGV);
  • infecção pelo HTLV;
  • tricomoníase.

Como se prevenir dessas doenças?

A AIDS e as ISTs devem ser prevenidas diariamente. Isso se dá, sobretudo, por uma vida sexual segura. Independentemente da quantidade de parceiros que se tenha, é possível manter uma prática saudável das relações.

Assim, o sexo seguro, com uso de preservativos, é a estratégia fundamental, que deve ser praticada e estimulada. No entanto, o uso do preservativo tem suas limitações.

Neste sentido, outras medidas de prevenção são muito importantes e complementares a uma prática sexual segura, como a imunização contra hepatite B e contra o HPV. Além disso, é preciso manter o diálogo entre parceiros para a testagem em casos suspeitos e, para as pessoas que costumam ter vários parceiros, realizar exames preventivos regularmente.

Outra ação importante é, sempre que tiver um contato suspeito, buscar atendimento nos serviços de saúde para realizar uma Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Observar o próprio corpo e suas manifestações também ajudam a perceber precocemente os sintomas de doenças.

Leia também: Como é o tratamento para a Herpes Genital?

O que fazer em suspeita de AIDS ou IST?

O primeiro passo em casos de suspeita de AIDS ou outra IST é procurar atendimento especializado, seja de um ginecologistaurologista ou infectologista. O profissional fará os exames necessários para o diagnóstico e dará início à conduta de tratamento mais indicada.

Vale ter em mente que o controle da AIDS e ISTs não ocorre somente com o tratamento de uma pessoa. Para interromper a cadeia de transmissão e conter o avanço da doença, é preciso testar os(as) parceiros(as) e realizar o tratamento, ainda que profilático.

Para saber mais e passar por uma avaliação profissional e individualizada, você pode contar com o nosso time de especialistas. Aqui na Clinifemina, priorizamos o atendimento humanizado e a valorizamos a prevenção em prol de uma vida com mais qualidade. Entre em contato com a nossa equipe para agendar a sua visita.

Aproveite também para nos seguir no Instagram e no Facebook e fique sempre por dentro das nossas dicas e conteúdos de saúde. Esperamos você!

Publicado em: 12/12/2022 | Atualizado em: 12/12/2022 | Por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share

Posts relacionados

+