Faça sua pesquisa:

Ginecologia

+

A maioria das mulheres, desde a adolescência, ouvem falar sobre a importância de consultar periodicamente um ginecologista, o chamado “médico de mulher”. No entanto, grande parte delas só procura atendimento quando surgem sintomas de algumas doenças. Mas é bom ter em mente que a ginecologia vai além do tratamento de doenças!

Na hora de escolher este profissional, é comum que surjam dúvidas. Por essa razão, vamos responder aqui algumas perguntas mais frequentes na internet e em nossos consultórios e indicar onde você pode encontrar ginecologistas em Florianópolis e região, para atendê-la com profissionalismo e segurança. Acompanhe conosco.

Qual é a atuação do ginecologista?

O ginecologista é o médico especializado em saúde feminina. Isso significa que ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do sistema reprodutivo da mulher, desde a infância até a maturidade, cuidando ainda das mulheres após a menopausa.

Além disso, este especialista também se dedica ao acompanhamento da gestação e do parto, em uma área conhecida como obstetrícia. Os obstetras conduzem toda a rotina de exames pré-natal, cuidando de perto da saúde da mãe e do desenvolvimento do bebê.

Quais os tratamentos realizados pelo ginecologista?

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que só era preciso procurar um ginecologista no início da vida sexual e quando, eventualmente, a mulher ficasse grávida. Ainda bem que essa crença mudou e hoje este especialista está presente na rotina de cuidados de saúde de boa parte das mulheres.

Entre os tratamentos e acompanhamentos realizados por um médico ginecologista, vamos destacar os mais comuns e recorrentes:

✅ avaliação de desenvolvimento e orientações sobre sexualidade: especialmente na pré-adolescência e na adolescência, é fundamental que haja consultas para avaliar o desenvolvimento da menina e instruí-la a respeito do início da vida sexual, seus cuidados e consequências;

✅ exames preventivos: check-up periódico indicado para que avaliar as condições de saúde da mulher, com possibilidade de diagnóstico precoce de doenças, o que facilita o tratamento e aumenta consideravelmente as chances de cura;

✅ planejamento familiar: A decisão de ter ou não um filho — e quando isso vai ocorrer — cabe à mulher e seu parceiro. No entanto, escolher o melhor método anticoncepcional depende de uma avaliação profissional, que só um ginecologista é capaz de fazer;

✅ acompanhamento da gestação: Quando o ginecologista também atua como obstetra, ele pode acompanhar desde a preparação da mãe antes de engravidar e toda a rotina pré-natal até o parto e o puerpério;

✅ tratamento de doenças: Desde ocorrências como endometriose e ovários policísticos até infecções do trato genital inferior, todas as patologias relacionadas à saúde feminina podem ser tratadas por um ginecologista;

✅ acompanhamento no climatério: O cuidado de um médico ginecologista pode ajudar a atravessar essa fase de forma mais natural, encontrando a melhor alternativa para combater os sintomas de que a menopausa está próxima;

✅ ultrassom: Mais comum no acompanhamento pré-natal, o médico ginecologista também pode realizar exames de ultrassonografia, seja na rotina de exames preventivos ou quando há queixa de algum sintoma específico pela paciente.

Saiba mais: Quando fazer a primeira consulta ginecológica?

Quais os sinais de que é hora de procurar um especialista?

Como dissemos há pouco, manter visitas regulares ao ginecologista é uma das melhores formas de prevenir doenças ou, ao menos, diagnosticá-las precocemente. Por essa razão, independentemente de apresentar sintomas de uma ou outra natureza, é importante sempre manter as consultas em dia.

No entanto, há alguns sinais que podem indicar que é preciso procurar um especialista o mais breve possível. Os principais deles são:

▪ menstruação atrasada ou irregular;

▪ corrimento (especialmente se tiver coloração amarelada ou mau cheiro);

▪ dor ou ardência ao urinar;

▪ dor durante as relações sexuais;

▪ sangramentos fora do período menstrual e

▪ cólicas menstruais muito fortes.

Como é a consulta com o ginecologista em Florianópolis?

Seja você de Florianópolis, da nossa região ou de outros Estados, de maneira geral, podemos dizer que uma boa consulta se baseia em uma conversa sobre as dúvidas e sintomas da paciente e, dependendo do caso, a realização de alguns exames clínicos, como Papanicolau e toque vaginal, que são feitos no próprio consultório.

Se você está em busca de um ginecologista em Florianópolis, aproveite para conhecer os especialistas da Clinifemina. Nosso corpo clínico é altamente qualificado e está sempre pronto para atendê-la e orientá-la da melhor maneira possível. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para saber mais sobre nossos ginecologistas e tratamentos.

Agendar consulta