Faça sua pesquisa:

Angiologista

+

Poucas pessoas imaginam mas, atualmente, as doenças vasculares são a principal causa de óbitos em todo o mundo — principalmente entre os idosos — de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Este dado evidencia, ainda mais, a importância do angiologista para manter os cuidados com a saúde.

Se você está procurando algum lugar para saber mais sobre essa especialidade e como se consultar com esse profissional, chegou ao lugar certo! Além de apresentar a atuação do Angiologista, este artigo destaca as doenças e os tipos de tratamento adotados por este especialista e onde você pode encontrar sua consulta em angiologia em Florianópolis! Siga com a gente!

Qual é a atuação do angiologista?

O angiologista é o médico especializado no cuidado com o sistema circulatório humano, formado por vasos sanguíneos — veias e artérias — e vasos linfáticos. Ele é o profissional responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças vasculares e, muitas vezes, atua em conjunto com o cirurgião vascular.

As complicações podem ser tratadas clinicamente ou cirurgicamente, dependendo da doença e sua evolução. Para cada uma delas, uma série de exames de imagem — como angiografia, angiotomografia e angioressonância — são capazes de detectar a doença logo no início, o que aumenta a possibilidade de cura.

Quais os problemas tratados ou prevenidos pelo angiologista?

O angiologista é responsável pelo tratamento de um vasto número de doenças, como:

  • varizes;
  • trombose;
  • síndrome de Raynaud;
  • aneurismas;
  • acidente vascular cerebral;
  • pé diabético e
  • insuficiência vascular cerebral.

As doenças mais comuns a serem tratadas e prevenidas por esse especialista são:

Varizes e Vasculite

A vasculite é um nome genérico para inflamações nas paredes dos vasos sanguíneos, o que dificulta a circulação sanguínea. Já as varizes, são veias dilatadas, tortuosas, defeituosas e não saudáveis. Enquanto a vasculite não depende do tamanho do vaso, as varizes apresentam um diâmetro superior a 3 mm.

Aneurisma arterial

O aneurisma arterial é a dilatação anormal de uma artéria, causado pelo enfraquecimento ou complicação na sua parede. Essa doença apresenta um alto risco de ruptura, e pode acontecer em qualquer parte do corpo, como cérebro e abdômen, sendo essas as regiões com maior risco de mortalidade.

Trombose venosa profunda

É formada a partir do desenvolvimento de coágulos de sangue no interior das veias mais profundas de algum membro (normalmente inferiores),o que causa uma obstrução das mesmas. Além disso, a trombose venosa profunda é a principal desencadeadora da embolia pulmonar.

Aterosclerose e Arteriosclerose

arteriosclerose é uma doença muito séria, em que ocorre o endurecimento e espessamento da parede arterial. Já a aterosclerose é o acúmulo de substâncias (principalmente gordura) nas veias e artérias. Como consequência desta última, a passagem do fluxo pelos vasos sanguíneos é prejudicada, podendo desencadear em infartos, derrames e até mesmo morte súbita.

Quais os sinais de que é hora de procurar um angiologista?

Em muitos casos, as doenças vasculares são silenciosas, o que atrasa o diagnóstico, o tratamento e prejudica as chances de cura. Por isso, os exames de rotina são indispensáveis! Mas, há uma série de sintomas que indicam a ocorrência de complicações vasculares, como:

  • dores, vermelhidão, sensação de peso e queimação nas pernas;
  • dificuldade ao caminhar;
  • câimbras, coceira e formigamentos constantes;
  • mudança de temperatura nos membros;
  • inchaço em partes do corpo;
  • veias muito azuladas e arroxeadas.
  • alteração na coloração da pele e
  • sensação de queimação nos pés e de dormência nas panturrilhas.

A cirurgia vascular é a única forma de tratamento?

Como as doenças vasculares afetam áreas distintas do corpo, elas apresentam formas diferentes de tratamento, sendo que algumas precisam de intervenção cirúrgica. Quando isso ocorre, o angiologista atua em conjunto com o cirurgião vascular.

Normalmente, a intervenção é solicitada quando os problemas vasculares se agravam e formam embolia, já que isso provoca a obstrução dos vasos. Em outros casos, a cirurgia pode ter finalidade estética, diminuindo a aparência de doenças, como as varizes. Entre os diferentes métodos da cirurgia vascular, pode-se citar:

  • laser;
  • radiofrequência e
  • escleroterapia com espuma.

Para as complicações que não precisam de intervenções cirúrgicas, somente o angiologista atua na recuperação do paciente, e normalmente o tratamento é com medicamentos, mudanças de hábitos e cuidados especiais prescritos pelo especialista.

Como encontrar um angiologista em Florianópolis?

Ao perceber algum sintoma indicativo de doenças vasculares, é preciso passar por uma avaliação com um angiologista para saber como prevenir ou tratar eventuais problemas diagnosticados. Como ocorre sempre que se fala de saúde, é essencial buscar um profissional qualificado, que trabalhe com um corpo clínico integrado e alta estrutura de apoio para atendimentos e exames.

Se você está em Florianópolis, pode contar com o especialista em angiologia da Clinifemina. Basta entrar em contato pelos nossos canais de atendimento e agendar a consulta com o nosso Angiologista, o Dr. Rafael Perez. Esperamos te ver em breve!

Agendar consulta

Dr RAFAEL PEREZ DOS SANTOS

Angiologista

CRM 29710 | RQE 19685