Radiologia
+Quando ouvimos falar em radiologia, o que nos vem à mente é a imagem de uma chapa de raio-X, exame com o qual estamos acostumados desde muito jovens e que foi, por muitas décadas, uma das principais ferramentas de diagnóstico visual. Mas a especialidade de radiologia vai muito além da famosa radiografia.
Por isso, nesta página reunimos informações a respeito dessa especialidade, os ramos de atuação e os critérios que devemos ter em consideração na hora de escolher a clínica para a realização de exames de imagem ou o tratamento de doenças. Acompanhe e saiba mais sobre o radiologista e seu papel na sua saúde.
O que é a radiologia?
Antes de tudo, é preciso esclarecer que a radiologia é uma especialidade médica. Isso que dizer que depois de formado, o médico dedica de 3 a 6 anos de estudo para tornar-se um radiologista. Este profissional atua realizando diagnósticos e/ou acompanhamento no tratamento de algumas doenças a partir de métodos de imagem.
Atualmente, a especialidade é conhecida pela nomenclatura “radiologia e diagnóstico por imagem”. Essa mudança se deu em virtude dos outros exames e diagnósticos que a especialidade abrange — e que não necessariamente são baseados no uso de radiação, como nos exames de ultrassonografia e ressonância magnética, sobre o que falaremos mais a frente.
Como é a atuação do especialista em radiologia?
Diferentemente do técnico em radiologia, que tem como função operacionalizar os equipamentos de diagnóstico, o especialista em radiologia pode ter sua atuação dividida em duas subáreas:
- ● radiologia diagnóstica – que apoia o diagnóstico de doenças e traumas nas mais diversas estruturas e órgãos do corpo, por meio de imagens geradas em equipamentos específicos;
- ● radiologia intervencionista – utiliza as imagens dos exames da radiologia diagnóstica para orientar procedimentos e propor intervenções cirúrgicas minimamente invasivas, com o objetivo de evitar procedimentos cirúrgicos abertos ou videocirurgia.
Leia também: O que é o exame de ultrassonografia?
Quais os exames realizados pelo profissional de radiologia?
A radiologia diagnóstica é apoiada por uma variedade de exames de imagem que não se restringe à radiografia. Assim, podemos destacar, entre os principais procedimentos realizados neste segmento, os seguintes exames:
Radiografia
O método mais tradicional para diagnósticos por imagem, a radiografia produz imagens do corpo através dos raios-X. Este é o procedimento adotado quando há suspeita de ossos fraturados, presença de tumores e de corpos estranhos, por exemplo.
Densitometria óssea
Exame não invasivo, semelhante ao raio-X, a densitometria óssea é usada para avaliar a “estrutura” óssea. Normalmente, é indicado no diagnóstico de condições como a osteopenia e osteoporose. Por consequência, é capaz de presumir quando o paciente tem mais riscos de sofrer fraturas.
Mamografia
Este é um exame radiológico. A mamografia é normalmente prescrita pelo ginecologista ou pelo mastologista e consegue demonstrar diferenças da composição das mamas, até mesmo as mais sutis. O exame permite a detecção precoce do câncer de mama — muitas vezes, antes mesmo do nódulo ser palpável. É recomendado para todas as mulheres acima dos 40 anos.
Saiba mais sobre a Mastologia
Ultrassonografia
É um procedimento para diagnóstico em que as imagens são produzidas por uma espécie de eco de ondas sonoras direcionadas a órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo. Essas imagens podem ser observadas em tempo real e permitem um diagnóstico preciso de inúmeras condições.
Ressonância magnética
Este método de diagnóstico por imagem tem alta capacidade de diferenciar as várias características dos tecidos biológicos. Por essa razão, sua aplicação pode ser solicitada para exames em todas as partes do corpo humano, sobretudo as mais complexas, como: crânio, região cervical, medula espinhal, tórax e coração.
Tomografia computadorizada
É um procedimento que combina o uso de raio-X com aparelhos especialmente adaptados para uma varredura completa dos órgãos, com imagens mais detalhadas. Em geral, é solicitada quando se necessita de um diagnóstico mais preciso, com mais detalhes sobre a densidade e o local de determinadas alterações.
Medicina nuclear
Essa esfera da radiologia faz parte de outra especialidade médica, a Medicina Nuclear. Tem como base a análise da função de tecidos e órgãos. Para isso, utiliza pequenas quantidades de fármacos radioisótopos e rastreia a reação do órgão examinado para determinar a presença de patologias específicas. Os exames mais conhecidos da Medicina Nuclear são:
- ● cintilografia;
- ● gamagrafia;
- ● tomografia por emissão de pósitrons (o chamado PET Scan).
Qual a importância do radiologista nos cuidados com a saúde?
Essa é uma especialidade vital para diversos setores da saúde, já que tem função essencial no diagnóstico de muitas patologias. Além disso, o radiologista é parte importante no tratamento de doenças e lesões, prioriza o bem-estar dos pacientes, e tem uma participação ativa na atenção à saúde, participando de reuniões multidisciplinares com as demais especialidades médicas.
Se você está tem a orientação para procurar um radiologista ou deseja mais segurança para realizar seus exames de imagem em Florianópolis e região, pode contar com os especialistas da Clinifemina e com a nossa estrutura completa para realizar esses procedimentos.
Entre em contato com a nossa equipe para agendar sua avaliação individualizada.
Aproveite para nos seguir no Instagram ou no Facebook para acompanhar mais notícias sobre a saúde.