Faça sua pesquisa:

Mastologia

+

Provavelmente, você conhece alguém que teve câncer de mama. Isso porque a doença está entre as principais que acometem as mulheres no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais comum em nosso país. O mastologista é o especialista que ajuda na prevenção, detecção e tratamento dessa doença.

Mas não é só isso. Este profissional também atua em outros cuidados com as mamas. Nas próximas linhas, vamos falar sobre as atribuições deste especialista e os sinais de que é hora de buscar esse profissional, com dicas para encontrar um mastologista em Florianópolis para ajudá-la a cuidar da sua saúde.

Qual é a atuação do mastologista?

O mastologista é especialista no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças ou alterações das mamas — ou ocorrências relacionadas a elas. É ele que atua para definir e colocar em prática os métodos terapêuticos necessários para o tratamento, que pode ser cirúrgico, reparador ou clínico.

Ainda que, de modo genérico, a atuação do mastologista esteja focada no câncer de mama, este especialista também atua para tratar:

Mastite

Trata-se de uma inflamação dolorosa da mama, geralmente acompanhada ou em decorrência de infecção causada por bactérias. Mais comum durante o período da amamentação, essa condição pode dificultar ou até impedir o aleitamento.

O sintoma mais frequente da mastite — inclusive naquelas ocasionadas por infecções — é o surgimento de uma região inchada e vermelha que é quente e sensível ao toque. Se não tratada corretamente, pode formar abcesso (acúmulo de pus) mamário.

Nódulos

A formação de caroços, pequenas massas ou áreas endurecidas na mama, a que chamamos de alterações fibrocísticas, podem ser causadas por mudanças nos hormônios e ter caráter benigno. Quando muito rígidas e espessas, essas formações exigem uma investigação mais cuidadosa.

nódulo nem sempre indica um câncer. Ele pode ter origem em traumas ou cirurgias na mama, que levaram à formação de fibrose cicatricial. Há, ainda, a possibilidade de ser um pequeno cisto que surge por um ducto de leite bloqueado, por exemplo. Por essa razão, a avaliação com o mastologista é imprescindível.

Assimetrias e ginecomastia

Quando há alterações na forma ou aparência das mamas, no caso das mulheres, ou o desenvolvimento das glândulas mamárias, nos homens, o mastologista também é o especialista responsável pela avaliação das causas e definição do tratamento mais adequado.

Nestes casos, a conduta de tratamento pode variar de acordo com o grau e o fator causador da alteração. De maneira geral, costuma-se propor uma reparação cirúrgica. Se for assim, é comum que haja interação entre o mastologista e o cirurgião plástico.

Quando procurar um mastologista?

A consulta regular com o mastologista faz parte de uma rotina de cuidados preventivos com a saúde como um todo. O recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é que todas as mulheres após os 40 anos passem por uma consulta periódica para rastreamento do câncer de mama, com esse especialista. Depois dos 50, quando aumentam os riscos da doença, essa prática se torna indispensável.

Além disso, é sempre importante observar o próprio corpo e estar atenta aos sinais de que um mastologista deve ser consultado o mais brevemente possível. Assim, é bom se apressar para marcar uma consulta caso perceba:

  •  ●   dores frequentes na mama, fora do período da TPM;
  •  ●   nódulos, massas ou áreas endurecidas;
  •  ●   formação de covinhas na superfície da mama (aparência de casca de laranja);
  •  ●   mudança no formato do mamilo (repuxado para dentro, por exemplo);
  •  ●   secreção avermelhada ou escura nos mamilos;
  •  ●   vermelhidão, inchaço ou secreção de pus.

Qual a importância do mastologista para a saúde da mulher?

Para a mulher, manter a saúde em dia envolve uma série de fatores, que vão da alimentação equilibrada e prática de atividades físicas aos check-ups ginecológicos regulares, para prevenir ou diagnosticar precocemente possíveis doenças.

Levando em conta que, a cada novo ano, quase 67 mil de mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no Brasil – e que, se descoberto no início, a doença tem 90% de chance de cura, o mastologista tem papel fundamental para cuidar da prevenção e detecção precoce da doença.

Este especialista vai orientar sobre os fatores de risco, as medidas preventivas e ajudar a criar hábitos saudáveis para manter seu organismo mais protegido contra a doença.

E se você não sabia onde encontrar esse apoio, acaba de encontrar. A Clinifemina tem uma equipe de mastologistas, em Florianópoils, sempre prontos para atender, avaliar e responder às suas perguntas. Além disso, contamos com estrutura completa de exames e procedimentos.

Entre em contato conosco caso tenha alguma outra dúvida sobre a especialidade. E, se desejar uma avaliação individualizada, pode agendar sua consulta por aqui mesmo. Estaremos à sua espera.

Agendar consulta

Drª TAMMY BOING

Médica Mastologista

CRM/SC 20.108 | RQE 16.154 | RQE 16.156

Drª LUIZA DA ROSA RAMOS

Médica Mastologista

CREMESC 17.299 | RQE 14.901

Drª JOANNA CRISTINA ZANARDI

Médica Ginecologista e Mastologista

CREMESC 18492 | RQE 17456 e 17455

Drª CAREN LEIVAS POZZER

Médica Ginecologista e Mastologista

CREMESC 24227 | RQE 14620 e 14621