Definida como uma condição em que o tecido mamário é mais denso e fibroso do que gorduroso, a mama densa ocorre quando há uma maior quantidade de tecido glandular e de ductos mamários, em relação ao tecido adiposo.
Cerca de 40% das mulheres com mais de 40 anos possuem mamas densas. Esse número se torna ainda maior se comparado a mulheres com menos de 40 anos, podendo atingir 60%. Contudo, o que muitas mulheres não sabem é que ter uma mama densa pode ser prejudicial.
O que a mama densa representa para a mulher?
As mamas densas podem ser consideradas um fator de risco para o câncer de mama, tumor maligno mais frequente nas mulheres do mundo todo. Mas, por que isso ocorre? Uma mama densa possui maior quantidade de tecido glandular, e é neste tecido glandular que surgem as lesões cancerígenas. Além disso, a mama densa pode dificultar a identificação de lesões em exames de imagem, como a mamografia.
Esse tecido glandular aparece branco nas imagens radiográficas, assim como as lesões, dificultando que os médicos identifiquem pequenos nódulos ou outras alterações mamárias, que possam indicar a doença.
Por esse motivo, mulheres com mamas densas possuem um risco até seis vezes maior de desenvolver câncer de mama, principalmente se comparadas a mulheres com mamas menos densas. Isso pode ocorrer porque as células mamárias densas são capazes de se dividir mais rapidamente, aumentando as chances de mutações e formação de células cancerosas.
Contudo, é importante ressaltar que ter uma mama densa não significa que a mulher irá desenvolver o câncer. Tenha em mente que a característica é apenas mais um fator de risco a ser considerado, junto de outros fatores, como: idade, histórico familiar e estilo de vida.
Como descobrir se tenho mama densa?
Muitas mulheres podem não saber que possuem mamas densas, o que pode ser preocupante, já que a densidade mamária pode ser um fator de risco para o câncer de mama. Por isso, é importante buscar descobrir se esse é o caso.
De acordo com a National Breast Cancer Foundation e seu Guia das Mamas Densas, existem algumas maneiras diferentes de se descobrir se você tem mamas densas. Contudo, fazer uma mamografia é a melhor maneira de descobrir o problema.
Um radiologista irá analisar a proporção de tecido adiposo para o tecido denso, dessa forma, ele pode determinar o nível de densidade da mama. Outra forma de descobrir se você tem mamas densas é por meio de um exame de ultrassonografia mamária.
Esse exame é capaz de mostrar a composição das mamas e detectar a presença de tecido denso, porém não é tão preciso quanto a mamografia na avaliação da densidade mamária. Por esse motivo, ele é frequentemente usado como um complemento da mamografia.
Caso você tenha dúvidas sobre sua densidade mamária, é fundamental buscar orientação de um profissional de saúde especializado. O mastologista é o especialista ideal para avaliar não só a densidade mamária, mas também a saúde das mamas de maneira geral.
A importância do acompanhamento com um mastologista
O mastologista é o médico especializado em avaliar, diagnosticar e tratar doenças relacionadas às mamas, incluindo o câncer de mama. Por isso, o acompanhamento com esse profissional é fundamental para a saúde das mamas, principalmente quando falamos sobre mamas densas.
Tenha em mente que mulheres com mamas densas podem precisar de um acompanhamento mais frequente com o mastologista, garantindo que qualquer mudança nas mamas seja detectada o mais cedo possível.
Esse profissional também pode orientar as mulheres sobre como realizar o autoexame das mamas, informando sobre quando procurar ajuda médica caso notem alterações. Portanto, o acompanhamento regular com o mastologista garante a saúde das mamas, assim como a detecção precoce do câncer, o que aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido.
Se você está buscando um mastologista em Florianópolis para descobrir se tem mama densa e fazer o acompanhamento médico, te convidamos a conhecer a Clinifemina, que oferece atendimento em diversas especialidades médicas.
Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp e marque sua consulta para cuidar das mamas, afinal, esses cuidados são fundamentais para a saúde da mulher, em todas as fases da vida. Aproveite para seguir a Clinifemina no Instagram e fique por dentro de todos os conteúdos sobre a saúde da mulher.