A endometriose e ovários policísticos são condições ginecológicas comuns entre as mulheres. Por isso é comum a dúvida quanto à relação ente essas doenças.
No entanto, seria essa a única relação entre ambas as doenças? Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial fora da cavidade uterina, a endometriose é uma condição crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva.
Já a síndrome dos ovários policísticos (SOP) é definida por cistos nos ovários, que afetam aproximadamente 5% a 13% das mulheres em idade reprodutiva. Esse é um problema hormonal caracterizado pela produção dos androgênios (hormônios masculinos) em excesso, desequilibrando o sistema endócrino e causando alterações no ciclo menstrual.
A principal semelhança entre essas doenças é que são condições que frequentemente afetam negativamente a saúde reprodutiva da mulher. Alguns estudos sugerem que a endometriose e a SOP podem estar associadas, uma vez que ambas são distúrbios hormonais envolvendo os ovários, além de estarem relacionadas à infertilidade. Contudo, não há evidências científicas suficientes para conectar ambas as condições.
Endometriose e ovários policísticos causam infertilidade?
A infertilidade é um problema que pode afetar homens e mulheres no mundo todo. Ela é definida pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) como a incapacidade de conceber um bebê após um ano de tentativas falhas.
São muitas as causas da infertilidade, no entanto, é possível considerar a endometriose, a síndrome dos ovários policísticos e os problemas de saúde geral como algumas das causas mais comuns. É importante destacar ainda que a dificuldade para engravidar é um sintoma muito comum, especialmente para quem tem essas condições. Afinal, ambas prejudicam a ovulação regular e interferem na fertilidade.
Mas como é possível? Na endometriose, a dificuldade de concepção se dá pela inflamação das células endometriais, que podem causar aderências nos órgãos pélvicos, como o útero e os ovários. Além disso, o endométrio dentro do útero fica pouco receptivo ao ambrião, reduzindo a chance de engravidar.
No caso dos ovários policísticos, o distúrbio hormonal pode causar irregularidades na ovulação, o que significa que o óvulo não é liberado regularmente. As alterações hormonais também podem ter relação com resistência à insulina e alterações no metabolismo, afetando a fertilidade das mulheres.
Embora a dificuldade de engravidar seja um sintoma comum da endometriose e ovários policísticos, é possível preservar a fertilidade e conseguir a tão sonhada gravidez. Portanto, se você está tentando engravidar e tem alguma dessas doenças, o primeiro passo é tratar a condição para reduzir os sintomas e aumentar as chances de concepção.
É possível ter as duas doenças simultaneamente?
Sim, é possível ter endometriose e ovários policísticos ao mesmo tempo. A origem das doenças não é a mesma, mas algumas mulheres podem ter a base genética para desenvolver as duas no simultaneamente.
Como é feito o tratamento?
No geral, o principal objetivo do tratamento para endometriose e ovários policísticos é aliviar os sintomas e prevenir complicações. Ele é geralmente realizado após avaliação médica para identificar os sintomas, verificar a gravidade da doença e determinar quais é o mais adequado para o caso em si.
O tratamento das duas pode incluir medicamentos, especialmente os contraceptivos hormonais. Além disso, o médico também pode sugerir que a paciente modifique seu estilo de vida, como aderir a uma alimentação mais saudável e atividades físicas.
Em alguns casos, a videolaparoscopia ou cirurgia robótica pode ser recomendada. Essa é uma técnica cirúrgica utilizada com frequência para a remoção dos focos de endometriose. De modo geral, é fundamental que o médico discuta os riscos e benefícios da cirurgia com a paciente antes de iniciar o tratamento.
O tratamento da endometriose e ovários policísticos deve ser individualizado para cada paciente e pode levar tempo. É importante que a paciente siga as instruções do médico para obter os melhores resultados possíveis.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a diferença entre endometriose e ovários policísticos! Gostou do artigo e quer acompanhar mais assuntos sobre reprodução feminina? Acesse o blog e fique por dentro de todos os conteúdos! Aproveite para nos seguir no Instagram e obter informações em primeira mão.