As doenças tireoidianas têm se tornado mais conhecidas e recorrentes. Muito em função do estilo de vida moderna, que pode levar a disfunções hormonais, mas também pelo aumento nos cuidados com a saúde e realização de exames diagnósticos, como o ultrassom da tireoide e outros tipos de rastreios sobre a função dessa importante glândula.
Se você tem a recomendação para fazer esse tipo de ultrassom e chegou a este artigo em busca de mais informações sobre ele, está no lugar certo! A partir de agora, vamos mostrar para que serve, como é realizado e quando o exame é indicado. Siga com a gente.
O que é o ultrassom da tireoide?
Antes de falarmos especificamente sobre o ultrassom da tireoide, é importante saber um pouco sobre a ultrassonografia em si. Trata-se de um exame de imagem baseado em ondas sonoras, que torna possível a observação, em tempo real, do interior de órgãos e estruturas do corpo.
Quando falamos em ultrassom da tiroide, portanto, estamos nos referindo a um exame que promove a visão completa da tireoide. Observa alterações de tamanho e forma, a formação de cistos e nódulos, além de processos inflamatórios que podem ter afetado a glândula.
Para que serve o ultrassom da tireoide?
A ultrassonografia da tireoide, como dissemos serve para o estudo mais aprofundado das condições da tiroide. Por meio do exame, é possível, por exemplo detectar nódulos e determinar a localização e o tamanho exatos, antes mesmo que eles sejam percebidos à palpação da tireoide, por exemplo.
Além disso, o ultrassom ajuda a identificar inflamações na tireoide, doenças como o bócio e, ainda, permite a avaliação de linfonodos (gânglios) e glândulas salivares. O exame ajuda a monitorar e rastrear alterações nas funções no volume da tireoide e em pessoas com hipo ou hipertireoidismo.
Você pode gostar!
Como saber se tenho problema na tireoide?
O ultrassom da tireoide com Doppler é mais eficaz?
Em algumas situações, o endocrinologista pode solicitar a realização de um ultrassom da tireoide mais aprofundado, com o uso do Doppler. Isso não significa que esse tipo de exame seja mais ou menos eficaz. Ele apenas permite observar características diferentes, comuns em casos de suspeita de nódulos malignos.
Isso porque há estudos que indicam uma maior vascularização, com mais atividade proliferativa de células foliculares quando se trata de tumores cancerosos. Neste sentido, a avaliação com Doppler colorido e de potência consegue detectar o fluxo sanguíneo aumentado nessa região, e assim, apoiar o diagnóstico.
Como é feito o ultrassom da tireoide?
O ultrassom da tireoide é feito em um aparelho convencional de ultrassonografia. Após preparar a região com creme ou gel que permita deslizar melhor o transdutor — parte do equipamento que fica em contato com o paciente e emite as ondas sonoras que geram as imagens —, o médico o movimenta para frente e para trás sobre a área onde a tireoide está localizada.
O exame não utiliza radiação, tão pouco é doloroso ou invasivo. Por isso, é importante comunicar o profissional se sentir algum desconforto.
Enquanto o exame é realizado, o radiologista observa as imagens, as interpreta e faz uma “foto” das mais relevantes para, no final produzir um relatório. Se as estruturas examinadas não exibirem modificações significativas ou suspeitas, o resultado é considerado normal.
Caso haja alguma alteração, o médico pode solicitar a realização de exames complementares de diagnóstico.
Quem pode realizar o exame?
De modo geral, o ultrassom da tireoide pode ser realizado em qualquer pessoa, desde que seja averiguada a necessidade do exame. Por não ser invasivo e nem expor o paciente a radiação ou uso de fármacos, não há, contraindicações específicas à sua realização.
Além dos adultos, o ultrassom também pode ser feito em crianças de qualquer idade, quando o pediatra ou endocrinologista entender que esse tipo de investigação é importante. Da mesma forma, não há restrições de ultrassom em mulheres grávidas, que devem evitar exposição apenas a exames com radiação, como a radiografia ou a tomografia.
Como se preparar para o ultrassom ?
Não é exigido nenhum tipo de preparação específica para quem vai fazer um ultrassom de tireoide. A única recomendação é que o paciente esteja vestido com uma roupa que facilite o acesso à região (sem golas altas ou muito fechadas, por exemplo).
Em alguns casos menos frequentes, o médico pode sugerir o uso de contraste na corrente sanguínea para melhorar a qualidade das imagens da ultrassonografia. Mas fique tranquilo. Se essa for a indicação, ele irá fornecer todas as informações relativas ao procedimento.
É provável que o profissional peça para remover brincos e gargantilhas, mas isso pode ser feito no momento do exame, se o paciente estiver usando algum acessório.
Se você tem a prescrição para um ultrassom da tireoide, pode contar com uma estrutura completa para a realização de exames por imagem aqui na Clinifemina. Basta entrar em contato com a nossa equipe para agendar o seu horário. E, para receber as nossas atualizações na palma da mão, você pode nos seguir no Instagram e no Facebook. Conte sempre com a gente!