Os tratamentos para infertilidade existem e possibilitam que casais com dificuldade de engravidar consigam realizar o sonho de serem pais. No entanto, é necessário entender um pouquinho sobre essa condição para abordarmos as melhores formas de tratamento.
Definida como um problema de saúde que afeta cerca de 15% dos casais no mundo todo, a infertilidade é a incapacidade de um casal engravidar, mesmo após um ano de relações sexuais regulares sem o uso de contraceptivos.
De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida, muitas podem ser as causas dessa condição e 35% dos casos de infertilidade estão associados a homens e mulheres. Contudo, é muito importante entender as causas da infertilidade para conseguir tratar de maneira eficaz o problema.
Como determinar a infertilidade
Para determinar a infertilidade, um médico pode realizar uma série de exames médicos e testes para descobrir a causa da dificuldade do casal em engravidar. É importante ter em mente que esse processo envolve uma série de avaliações médicas e testes específicos.
Problemas hormonais, anormalidades uterinas ou tubárias, fatores masculinos, idade avançada, estilo de vida, tudo isso pode ocasionar a infertilidade e cada um deles possui tratamentos mais específicos.
Por esse motivo, ao perceber a dificuldade para conceber, é fundamental buscar ajuda médica especializada. O profissional irá solicitar análises de sangue, exames de ultrassom, histeroscopias, espermograma, além de outros exames que ajudam a avaliar a saúde reprodutiva do casal.
Com base nos resultados desses exames, você consegue saber se é, ou não, infértil e o médico pode determinar, com mais detalhes, a causa da infertilidade e sugerir o tratamento mais adequado para o seu caso.
3 tratamentos para infertilidade
Receber o diagnóstico da infertilidade pode ser um momento complicado e doloroso para o casal, provocando sentimentos de apreensão, ansiedade e frustração. Contudo, é importante lembrar que existem muitos tratamentos que possibilitam alcançar a tão sonhada gravidez.
Com a evolução dos tratamentos de reprodução assistida, surgiram novas técnicas que oferecem esperança para aqueles que desejam formar uma família. Por isso, listamos 3 tratamentos para infertilidade, que podem variar de acordo com a causa da infertilidade.
Inseminação artificial
Também chamada de Intrauterina, a inseminação artificial é uma técnica de reprodução assistida bastante conhecida. Ela é definida, pela SBRA, como um procedimento de baixa complexidade que envolve a preparação do sêmen em laboratório, seguida da inserção direta no útero da paciente durante o período fértil.
Fertilização in vitro (FIV)
Um dos tratamentos de reprodução assistida mais conhecidos, a Fertilização in vitro (FIV), é uma técnica de reprodução assistida cujo os óvulos da mulher são coletados e fertilizados, junto ao esperma, em um laboratório.
Após o desenvolvimento dos embriões, um ou mais são transferidos para o útero da mulher, sendo essa a última fase. No geral, todo o processo consiste em quatro etapas, sendo elas:
- estimulação ovariana;
- coleta dos gametas;
- fertilização e cultivo dos embriões;
- transferência para o útero.
A Fertilização in vitro costuma ser frequentemente utilizada quando outras opções de tratamento não funcionam ou, por algum motivo, são contraindicadas.
Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)
Esse é um tratamento frequentemente indicado para homens que possuem dificuldades em produzir espermatozoides, ou que a qualidade deles seja insuficiente para a fertilização natural.
Normalmente, a injeção intracitoplasmática de espermatozoides é utilizada em conjunto com a fertilização in vitro (FIV), uma vez que ambos os procedimentos envolvem a coleta de óvulos da mulher e a fertilização em laboratório. Após a coleta, os espermatozoides são preparados em laboratório e, em seguida, neste tratamento, um único espermatozoide é injetado em cada óvulo.
Essas são algumas das opções de tratamento para infertilidade. Contudo, é muito importante que o casal discuta com seu médico as possibilidades de sucesso de cada um dos tratamentos para infertilidade, bem como os riscos envolvidos. Dessa forma, os casais podem tomar uma decisão informada sobre o tratamento mais adequado para o seu caso específico.
Quando devo procurar um especialista em fertilidade?
Se você e seu parceiro têm apresentado dificuldade em engravidar, é importante procurar ajuda médica de um especialista em reprodução o mais rápido possível. O ideal é que o casal não perca tempo em procurar o profissional, afinal, quanto mais cedo a causa da infertilidade for determinada, maiores as chances de sucesso do tratamento.
Se você está buscando um ginecologista em Florianópolis para identificar o motivo da dificuldade em engravidar, conheça a equipe de especialistas da Clinifemina. Somos uma clínica multidisciplinar, referência em ginecologia e mastologia, oferecendo atendimento de qualidade para todos os nossos pacientes.
Entre em contato conosco e siga a Clinifemina no Instagram para acompanhar mais conteúdos sobre a saúde da mulher.