Faça sua pesquisa:

O que é e como é feita a abdominoplastia?

+

Vivendo num país tropical, deixar o corpo à mostra já faz parte do costume — especialmente nas épocas mais quentes, em que praia e piscina se torna quase uma questão de bem-estar! E para quem não está muito à vontade com a forma corporal, há muitos recursos da medicina estética para deixar o corpo como deseja: a abdominoplastia é um deles.

A cirurgia está entre as mais realizadas no Brasil e pode trazer resultados muito satisfatórios. Para isso, porém, é preciso ter muita consciência sobre  procedimento e encontrar profissionais confiáveis. Se está em busca de um cirurgião plástico em Florianópolis e região, vamos te mostrar os detalhes para essa escolha. Acompanhe!

O que é a abdominoplastia?

Normalmente chamada de cirurgia plástica do abdome, a abdominoplastia é o procedimento utilizado para corrigir a flacidez muscular e cutânea no abdome. A condição de flacidez pode ter sido produzida pelo tempo, emagrecimento pós-bariátrica, obesidade ou pela gravidez, que é o mais comum.

Atualmente, ela está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Neste procedimento, é realizado não só o tratamento dos excessos de pele e gordura localizados abaixo do umbigo mas também da musculatura de toda a parede abdominal, para retomar a forma anterior ou proporcionar novos contornos.

Quais os tipos mais comuns de abdominoplastia?

Com a evolução da medicina estética e o aumento da precisão dos novos equipamentos, surgiram opções às abdominoplastias tradicionais. Ainda que essa continue sendo a mais realizada, existem outros tipos de cirurgia, que podem ser escolhidas de acordo com os objetivos e as condições da paciente.

Tradicional

Como dissemos, a abdominoplastia tradicional é a mais comum entre os tipos desta cirurgia. Tem como principais objetivos remover o excesso de gordura, tecidos e pele que podem estar acumulados.

Assim, ela permite criar um perfil abdominal mais uniforme e plano. Além disso, a intervenção também é capaz de restaurar os músculos abdominais que estejam enfraquecidos ou separados. Com isso, cria-se aquele abdome lisinho e tonificado.

Na prática, a cirurgia é feita por meio de uma incisão horizontal na parte de baixo do abdome, com descolamento da área entre a linha do púbis e o umbigo. A extensão do corte pode variar para cada paciente, de acordo com o grau de correção.

Extensa ou circunferencial

A abdominoplastia extensa é similar à tradicional. A diferença, neste caso, é que, além de remover o excesso de pele e corrigir a flacidez muscular, ela também permite a retirada dos excessos laterais de gordura.

Neste tipo de cirurgia, a incisão e a cicatriz costumam ser maiores do que na primeira. E geral, ela se estende ao redor do corpo, com início na barriga e término nas costas. A vantagem é que torna possível a retirada do excesso de pele e gordura da parte inferior das costas e quadris.

Parcial (miniabdominoplastia)

Neste tipo, a técnica aplicada é a mesma da usada na abdominoplastia tradicional. No entanto, com extensão reduzida. Considerada como uma cirurgia parcial, o cirurgião trabalha apenas a área posicionada abaixo do umbigo. Por isso, tem incisão e cicatriz muito menores do que na convencional, e abaixo da “linha do biquíni”. Entre suas vantagens estão o tempo de recuperação, que costuma ser mais curto e a menor probabilidade de complicações.

Lipoabdominoplastia

Esse procedimento é o mais indicado para pessoas que apresentem excesso de pele somado à flacidez da musculatura. Quando não há sobrepeso ou obesidade, mas aquelas “dobrinhas” na região da barriga e gorduras localizadas, esse é o procedimento ideal.

A lipoabdominoplastia junta a lipoaspiração e a abdominoplastia. Nesse tipo de intervenção, o especialista faz tanto a retirada da gordura localizada quanto a remoção do excesso de pele e flacidez. Esse processo permite uma modelagem mais precisa da silhueta, que ganha destaque para os contornos.

Conheça mais sobre a Cirurgia Plástica

Para quem a abdominoplastia é indicada?

A abdominoplastia é indicada tanto por motivos estéticos quanto terapêuticos, como nos casos pós-bariátrica ou outras situações de emagrecimento rápido, em que se constata muito excesso de pele e flacidez abdominal.

Em geral, como já deixamos algumas pistas, ela é recomendada para pessoas que estejam dentro do peso ideal e em condições de saúde propícias. Mulheres grávidas ou que tenham passado pelo parto há menos de 40 dias, não devem fazer cirurgia plástica no abdome.

Independentemente desses fatores generalizados, ressaltamos que a indicação ou não a qualquer tratamento estético, cirúrgico ou não, depende da avaliação individualizada, feita pelo cirurgião plástico.

Quais os cuidados depois da abdominoplastia?

O pós-operatório da abdominoplastia requer repouso intensivo durante os primeiros 10 dias. A recuperação total demora cerca de 2 meses. Neste período, além do repouso e de seguir as recomendações médicas à risca, é indicado o uso de cinta modeladora e meia de compressão, para evitar o acúmulo de líquidos e evitar a formação de coágulos.

Antes da alta da clínica, o paciente recebe orientações sobre a retomada das atividades do dia-a-dia e cuidados para evitar problemas com os pontos e eventuais infecções, como:

  • dormir de barriga para cima;
  • andar com o tronco curvado;
  • não fazer esforço;
  • não tirar a cinta até a indicação do médico.

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, por isso não há como afirmar qual será a sua aparência ao final do processo de recuperação. Este é mais um dos motivos pelos quais é importante ter um médico de confiança, que seja realista a respeito dos objetivos de cada paciente e conduza esse processo de transformação com profissionalismo e sensibilidade.

Se quer saber mais sobre esse tipo de cirurgia ou outros temas ligados à sua saúde, fique atenta às nossas atualizações. E, se deseja fazer uma abdominoplastia — e está em Florianópolis e região — agende uma consulta para conhecer nossa estrutura e conversar com uma especialista. Estamos à sua espera!

Publicado em: 21/07/2022 | Atualizado em: 21/07/2022 | Por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share

Posts relacionados

+