Faça sua pesquisa:

+

Corrimento Genital na Infância

corrimento genital na infância é uma das principais causas de consulta ginecológica na infância e um motivo de grande preocupação para os pais. De fato, não é esperado a saída de secreção durante essa fase, sendo que a origem do problema é multifuncional e mesmo que ele tenha uma solução simples, é um assunto que merece muito cuidado.

Para ajudar os pais no cuidado com a saúde das meninas, e orientar aqueles que perceberam algum tipo de corrimento, preparamos esse artigo. Aqui, explicamos as causas da complicação, quais os cuidados para evitar o problema, e como saber a hora certa de procurar um médico. Siga a leitura com a gente!

O que é exatamente, o corrimento em criança?

O corrimento na criança é a saída de corrimento vaginal nas meninas que ainda não passaram pela menarca. Espera-se que a produção da secreção aconteça após a primeira menstruação — que é comum ocorrer entre 9 e 16 anos — já que é quando se inicia o amadurecimento reprodutivo da garota.

Caso ocorra antes, é preciso procurar um ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento. A substância fluida pode ter diferentes cheiros, texturas — ser pegajosa ou aguada — e cores, sendo que cada coloração indica algum problema vaginal.

O que pode causar o corrimento vaginal na criança?

O aparecimento da secreção na criança pode ter motivos variados, e o primeiro passo para descobri-los é agendar uma consulta de análise com um ginecologista infanto-juvenil ou pediatra. Normalmente, a saída da secreção é ocasionada por:

Anatomia da região genital

A vagina da criança é mais curta,  mais próxima do ânus (em comparação às adultas), não têm pelos e nem hormônios femininos que contribuem como defesa contra os corrimentos. Por isso, a anatomia infantil da vagina pode causar o problema.

Higiene incorreta da região genital

Por estarem descobrindo o mundo e terem menos destreza motora, muitas crianças não entendem a importância e nem sabem a forma correta da higienização íntima. Algumas não secam a vagina após urinar ou evacuar e até mesmo deixam resquícios de fezes e/ou papel higiênico na região genital.

Transporte de bactérias para os órgãos sexuais

Meninas que apresentam infecções respiratórias, de pele ou gastrointestinais podem levar microorganismos destas áreas para a região genital ao manusear as partes íntimas.

Uso frequente de alguns medicamentos

Antibióticos ou corticoides podem favorecer a presença de fungos, o que pode desenvolver corrimento e coceira.

Abuso sexual

Infelizmente essa pode ser a causa da contaminação vaginal na criança. Em alguns casos, é importante excluir essa hipótese, mas para isso, é preciso procurar um especialista para análise íntima da garota.

O que cada tipo de corrimento em criança pode significar?

Assim como nas adultas, o corrimento vaginal na infância pode ter diversas cores e aspectos, e cada uma das características indica diferentes problemas genitais. Confira abaixo as colorações mais comuns nas crianças e o que cada uma delas representa.

  • Corrimento branco: principalmente se associado a coceira, pode indicar  candidíase;
  • Corrimento amarelo: pode ser caso de tricomoníase, clamídia (ambas doenças sexualmente transmissíveis) ou objetos que a criança pode ter inserido na vagina;
  • Corrimento amarelo esverdeado: pode representar  infecções da vulva e da vagina (vulvovaginite) e;
  • Corrimento marrom: caso a menina esteja próxima da idade de menarca, pode indicar início da menstruação.

Saiba mais: Quando é a hora de procurar um ginecologista?

Quais os cuidados para evitar ou perceber o corrimento infantil?

Para evitar o corrimento vaginal na criança, é muito importante se atentar à higiene e às condições físicas da região genital. Oriente a garota a sempre se limpar de frente para trás com o papel higiênico — independente se urinou ou evacuou — e disponibilize um sabonete glicerinado de pH neutro para a higienização íntima no banho.

Não vestir calças e roupas apertadas ou de tecidos sintéticos nas crianças, não permitir que a menina fique horas com biquínis ou maiôs úmidos e optar por calcinhas de algodão, também são hábitos que evitam a secreção infantil. Porém, para tratar qualquer caso da doença, é indispensável a procura por um especialista para diagnosticar as causas.

Por isso, os pais ou responsáveis devem sempre estar atentos aos sinais: qualquer queixa de coceira, ardência e vermelhidão genital devem ser avaliadas pelo ginecologista. Além disso, é muito importante que os pais observem diariamente a calcinha da criança para avaliar se há o corrimento. Se for o caso, a procura pelo profissional deve ser imediata.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O primeiro passo é a consulta médica. É importante que a criança seja examinada, de preferência por um ginecologista infanto-juvenil, profissional especializado nos cuidados com a região íntima das meninas, sejam crianças ou adolescentes.

Em muitos casos, pode ser solicitada a coleta da secreção para análise microscópica, e a maioria dos corrimentos melhora após o início do tratamento — que pode ser com pomada, banhos de assento ou uso de sabonetes com ação bacteriana — e principalmente após a adoção de hábitos de higiene corretos que devem ser sempre estimulados pelos pais.

Se a sua pequena apresentou algum tipo de corrimento e você está em busca de um profissional em Florianópolis ou região para tratar o problema, venha conhecer a Clinifemina. Além do especialista adequado, você encontra aqui uma estrutura completa para todo o tratamento necessário. Entre em contato com nosso atendimento e agende a sua consulta. Conte sempre conosco!

AGENDAMENTO

Agende agora sua consulta ou exame com um de nossos especialistas

Agende aqui
Publicado em: 26/04/2018 | Atualizado em: 08/09/2023 | Por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share
POSTS RELACIONADOS

Confira mais artigos relacionados

VER TODOS

Quando devo procurar um dermatologista?

Todos queremos viver mais e melhor, transparecendo os frutos do autocuidado. Por isso, muitos têm preocupação com a ação do tempo sobre a saúde e o aspecto do corpo, sobretudo da pele. Para isso, costumam usar produtos de prevenção aos sinais da idade. No entanto, há situações em que os cremes estéticos podem não ser […]

5 benefícios da alimentação saudável para a saúde

Muitos podem ser os benefícios da alimentação saudável para a saúde, afinal, o consumo de alimentos nutritivos e equilibrados são essenciais para a manutenção do bem-estar do nosso corpo. Uma boa alimentação é capaz de prevenir doenças, promover o funcionamento adequado do organismo, melhorando consideravelmente a qualidade de vida. Por esse motivo, iremos listar 5 benefícios da […]