Clínica Médica
+Quando se percebe um sintoma anormal em alguma parte do corpo, é comum não ter certeza de qual é o médico indicado para detectar as causas e orientar o tratamento. Por isso, muitas pessoas recorrem ao especialista em Clínica Médica — ou Clínico Geral — para as primeiras consultas. Mas você sabe qual é, de fato, a atuação deste profissional? E mais: sabia que se trata de dois profissionais distintos?
Continue a leitura para saber o que é a especialidade, como atua nos cuidados com a saúde e quais tratamentos acompanha. Você também receberá algumas dicas para saber se é hora de se consultar com um especialista em clínica médica.
O que é a especialidade clínica médica?
A Clínica Médica é a especialidade que foca no diagnóstico e tratamento clínico de doenças. Os profissionais dessa área são responsáveis por avaliar o paciente como um todo, e indicar os próximos passos no check-up da saúde.
Trata-se de um profissional da medicina que desenvolveu um amplo conhecimento sobre o funcionamento global do corpo humano, em seu conjunto. Ou seja, o clínico médico é especialista em identificar sintomas, solicitar e analisar o resultado de exames, prescrever medicamentos e fazer encaminhamentos para especialistas. Além disso, ele também pode tratar doenças que não necessitem de tratamento cirúrgico.
Como é a atuação do clínico médico?
Normalmente, este é o primeiro profissional que muitas pessoas consultam quando percebem algum problema. Neste sentido, o especialista em clínica médica atua de forma sistêmica, avaliando, por meio de seu conhecimento e consciência, a necessidade de encaminhar o paciente para outros especialistas e evitar procedimentos desnecessários.
Mais do que isso, ele tem atuação importante na manutenção da saúde, prevenção de doenças e tratamentos em casos de condições crônicas, por exemplo. A seguir, é possível ver algumas dessas atribuições.
Prevenção de doenças
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito de saúde como algo que vai além da ausência de doenças. Uma pessoa saudável, portanto, é aquela que se encontra em pleno bem-estar físico, mental e social.
Neste sentido, o especialista em clínica médica é um aliado na promoção da saúde. Ele atua no monitoramento e prevenção de doenças, por meio de exames preventivos, recomendação e aplicação de vacinas, e aconselhamentos.
Acompanhamento do paciente
Como o especialista em clínica médica costuma acompanhar o mesmo paciente ao longo do tempo, ele conhece o histórico clínico e familiar e está a par do estado de saúde de cada pessoa. Com isso, pode identificar anormalidades com mais facilidade e apoiar o tratamento por outras especialidades, quando — e se — isso se fizer necessário.
Tratamento de doenças crônicas
Quando um paciente tem uma doença crônica como o diabetes ou a hipertensão, por exemplo, o ideal é que seja acompanhado por um especialista nestas patologias. Nestes casos, seriam o endocrinologista e o cardiologista, respectivamente. No entanto, apesar de não assumir o tratamento, pode ajudar no acompanhamento e monitorar o surgimento de comorbidades.
Quer um exemplo? Imagine uma pessoa que desenvolve diabetes em decorrência da obesidade. O endocrinologista vai atuar no tratamento dessa patologia crônica, mas o especialista em clínica médica pode dar suporte à cura da doença de base: a obesidade.
Prescrição de medicamentos
Dependendo da avaliação do paciente em consultório e apoiado por resultados de exames, o especialista em clínica médica pode acompanhar o tratamento de uma série de doenças. Isso é possível desde que não haja indicação de tratamento cirúrgico, como mencionado anteriormente.
Para estes pacientes, o médico pode medicar e orientar o tratamento farmacológico, monitorando o avanço ou controle dos sintomas.
Qual a diferença entre Clínico Geral e especialista em Clínica Médica?
Embora a maioria das pessoas acredite se tratar do mesmo profissional, são duas atuações distintas. De um lado, o clínico geral é o médico generalista. Isso significa que ele não cursou uma especialização. Portanto, atém-se aos conhecimentos básicos desenvolvidos na faculdade de Medicina.
Já para ser considerado um especialista em clínica médica, o profissional deve ter cursado pelo menos dois anos de especialização nessa área.
Quais doenças o clínico médico pode tratar?
É certo que, quando se trata de uma condição muito específica, este profissional encaminha o paciente para a especialidade relacionada. No entanto, há uma série de possíveis doenças ou alterações no corpo que ele pode diagnosticar e tratar:
- hipertensão arterial;
- anemia;
- colesterol alto;
- diabetes;
- hipotireoidismo e hipertireoidismo;
- enxaqueca e dores de cabeça;
- infecções de urina;
- infecções de pele;
- alergias;
- doenças virais;
- resfriados, gripes e pneumonias.
Você vai gostar!
Como saber se tenho problema na tireoide?
Quando procurar um especialista em clínica médica?
O especialista em clínica médica pode ser considerado um médico para a vida toda! Ele será o responsável por acompanhar a saúde de cada paciente a longo prazo, atento a alterações por meio de check-ups anuais e consultas periódicas. Por essa razão, o ideal é procurar este profissional com regularidade.
No entanto, caso perceba algum sintoma anormal, especialmente de doenças como as que citamos há pouco, este profissional poderá dar o suporte necessário para o diagnóstico e o tratamento.