Faça sua pesquisa:

Dermatologia

+

Engana-se quem pensa que o tratamento de pele é apenas para manter a autoestima. Há muito mais além disso! O especialista em dermatologia tem muitas outras atuações além de cuidar da estética. Se você está em busca de um dermatologista em Florianópolis para tratar a saúde da sua pele, chegou ao lugar certo.

Nesta página, trazemos uma visão geral sobre a atuação da especialidade, quando é importante procurar este atendimento e como escolher um profissional qualificado por meio do tratamento particular ou do seu convênio.

O que faz um dermatologista?

O médico dermatologista é um especialista qualificado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças dos tecidos do corpo (mucosas, pelos, cabelos, unhas e, sobretudo, a pele). De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante a especialização, que totaliza quase 9 mil horas de estudo, ele se familiariza com os tratamentos clínicos, cosmiátricos, a laser, oncológicos e cirúrgicos que envolvam a pele e seus anexos.

Em geral, o dermatologista é mais procurado por questões estéticas como clareamento de pele, redução de manchas e linhas de expressão, mas também quando há alergias, queda de cabelo intensa, acne e em casos de pintas suspeitas, que podem indicar câncer de pele.

Dermatologia é só uma questão estética?

Como dissemos no início, ainda há muitas pessoas que pensam que o dermatologista cuida apenas da aparência. Mas isso está longe de ser verdade. Um especialista pode atender pacientes para o tratamento da hanseníase, vitiligo, câncer de pele e doenças nas mucosas da cavidade bucal e infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, há doenças crônicas que trazem sequelas para a saúde da pele e dos tecidos em geral. Neste sentido, o dermatologista também pode dar suporte ao tratamento.

Fora todas essas atribuições, este profissional pode, ainda, orientar e realizar procedimentos relacionados à estética da pele, como clareamento, peeling, preenchimento facial e toxina botulínica ou tratamentos como microagulhamento, por exemplo.

O que um dermatologista costuma tratar?

Como descrevemos resumidamente acima, são várias as atribuições de um dermatologista. Dentro da especialidade podemos subdividir o campo de atuação em sub-especialidades:

  • clínica e preventiva – responsável por tratar acne, micose, queda de cabelo, alergias e outras doenças que atingem as unhas, cabelos, pelos e anexos;
  • cosmiátrica – voltada para a estética (botox, preenchimento facial e depilação a laser, por exemplo);
  • cirúrgica – tratamento de doenças, como o câncer, por meio de cirurgias minimamente invasivas;
  • oncológica – voltada aos tumores e cânceres de pele e nos tecidos, geralmente com tratamento cirúrgico tópico;
  • onicológica – responsável pelo tratamento das unhas, como problemas de unhas encravadas ou unhas frágeis.

Quando procurar um dermatologista?

Os cuidados com a pele devem ser tão regulares quanto todos os outros check-ups de saúde. Atualmente, o câncer de pele é o tipo mais incidente da doença no Brasil, com quase 180 mil casos anuais, se considerarmos apenas o não melanoma.

Como se sabe, a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de combater o surgimento da doença ou tratá-la com mais chances de sucesso. Por essa razão, é importante não esperar que surjam sinais de anormalidades para procurar um dermatologista, em Florianópolis ou na cidade mais próxima a você.

Para tanto, é preciso estar atento aos indícios de que pode haver um problema de pele e que é hora de marcar uma consulta. Os principais sintomas são:

  • unhas fracas, manchadas ou quebradiças – podem indicar doenças como micose, anemia, problemas na tireoide e psoríase;
  • manchas ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma – estes podem ser indicativos de suspeita de câncer de pele;
  • queda de cabelo intensa – perda superior a 120 fios de cabelo por dia pode ser sinal de problemas hormonais ou deficiência nutricional;
  • acne severa – a acne em mulheres adultas ou em adolescentes tem solução com tratamento adequado e investigação criteriosa das causas.

Saiba mais: Quando devo procurar um dermatologista?

Como é o tratamento com o dermatologista em Florianópolis?

Ainda na primeira consulta, o profissional pode solicitar exames complementares ou já indicar o início de um tratamento, mas essa é uma decisão que varia de paciente para paciente. O tratamento com um dermatologista depende de acordo com cada pessoa e os objetivos deste acompanhamento.

Para quem tem intenção de iniciar um cuidado preventivo, o especialista irá orientar sobre mudança de hábitos, realização de exames periódicos e, eventualmente, o uso de algum cosmético ou medicamento. Já se houver uma doença de pele, a abordagem será definida de acordo com o problema e seu estágio de evolução.

Se você está pensando em se consultar com um dermatologista em Florianópolis e região, pode contar com os especialistas da Clinifemina. Além de encontrar profissionais qualificados e estrutura completa para realização de exames e procedimentos, você ainda pode optar por atendimento particular ou pelo seu plano de saúde, temos convênio com dezenas de operadoras.

Entre em contato com a nossa equipe para nos conhecer e agendar sua avaliação individualizada. Estamos à sua disposição.

Agendar consulta

Drª Sara Gaio

Médica dermatologista

CREMESC 19544 | RQE 22518

Drª Angelica Seidel

Médica Dermatologista

CMR 25122 | RQE 19928

Dr Thiago Cauduro Gastaldini

Médico Dermatologista

CREMESC 19178 | RQE 13379