Faça sua pesquisa:

Com que frequência a mulher deve realizar check-up ginecológico?

+

Para a maioria das mulheres, a preocupação com a saúde da família está em primeiro lugar nas prioridades. O que muitas não levam em consideração é a necessidade de estar bem para cuidar bem! Neste sentido, realizar o check-up ginecológico com a frequência adequada é um grande aliado para manter a saúde em dia.

Pensando nisso, preparamos este artigo que traz detalhes sobre os exames recomendados para cada fase da vida, destacando a importância desse cuidado para uma vida mais longa e saudável. Siga com a gente.

O check-up ginecológico como forma de prevenção

Nos últimos anos, tem aumentado consideravelmente o número de mulheres que fazem os exames preventivos regularmente. De acordo com os números da Pesquisa Nacional de Saúde, esse cuidado já é presente na rotina de quase 80% das brasileiras entre 25 e 64 anos.

E devemos comemorar esta conquista. Afinal, o check-up ginecológico é uma das principais formas de detectar doenças que acometem as mulheres, como o câncer de mama e do colo de útero. Além disso, é na consulta de rotina que o ginecologista pode detectar os primeiros sinais da menopausa ou de doenças como a endometriose, por exemplo.

Exames realizados no check-up ginecológico por faixa etária

O organismo tem necessidades e manifestações diferentes em cada etapa da vida, especialmente no caso das mulheres. Por isso, além dos exames convencionais e importantes para todas as idades, existem alguns exames ginecológicos específicos que devem ser priorizados de acordo com a faixa etária.

Início do ciclo menstrual até os 39 anos

A partir da primeira menstruação, é fundamental manter atualizados todos os exames de saúde geral. Eles são importantes para detectar doenças já existentes — que podem, até mesmo, não ter se manifestado, como distúrbios da tireoide, hipertensão e diabetes.

Neste caso, os exames recomendados são:

  • exames de sangue;
  • Papanicolau e exame pélvico – repetidos anualmente a partir dos 25 anos, ou 3 anos após o início da vida sexual;
  • ultrassom pélvico ou transvaginal – solicitado sempre que o ginecologista julgar necessário;
  • exame clínico das mamas (palpação) – ajuda a detectar nódulos ou manifestações anormais.

Dos 40 aos 50 anos

Nessa fase, o exame que se soma aos convencionais, nesta fase, é a mamografia, que deve ser realizada anualmente, a partir dos 40 anos. Se houver histórico de câncer de mama na família (sobretudo em mãe e/ou avós), é importante começar a investigação 10 anos antes da idade na qual o familiar apresentou o tumor.

Leia também: Mastologista: quem é e quando devo procurar esse especialista

Acima dos 50 anos

Neste período da vida, é preciso ficar atenta à saúde dos ossos, além dos demais cuidados. Isso porque nessa faixa etária a osteoporose é uma das doenças mais comuns. Também é preciso monitorar os sinais da menopausa. Assim, o check-up ginecológico pode abranger, ainda:

  • densitometria óssea – deve começar a ser feita a partir da menopausa e repetida a cada 2 anos, caso o exame indique algum grau de perda de massa óssea. Se o resultado for normal, a densitometria pode ser feito a cada quatro anos;
  • eletrocardiograma e avaliação anual com o cardiologista;
  • testes de perfil hormonal – depois do início do climatério, esse exame pode ser recomendado para verificar a necessidade de um tratamento específico, como terapia hormonal.

Problemas que podem ser identificados durante o check-up

Como você pode ver, cada exame prescrito em um check-up ginecológico tem sua importância para a detecção de risco ou diagnóstico precoce e preventivo de inúmeras doenças. Mesmo assim, podemos elencar, os principais problemas identificados e prevenidos com essa rotina:

  • disfunções hormonais;
  • doenças crônicas, como diabetes, hipertensão;
  • osteoporose;
  • problemas de fertilidade;
  • endometriose;
  • câncer de mama e colo de útero, entre outros tipos.

Assim, manter a regularidade nas visitas médicas e realizar o check-up ginecológico conforme a recomendação profissional, de acordo com a sua faixa etária e condição clínica, é fundamental para garantir uma saúde sempre em dia.

Se você sente que precisa ter mais atenção à sua rotina de saúde e tem dúvidas sobre as consultas e exames, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialistas está sempre pronta para oferecer o melhor atendimento ginecológico em Florianópolis.

Publicado em: 05/02/2022 | Atualizado em: 14/02/2022 | Por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share

Posts relacionados

+