Oncologia
+Ainda que esteja cada dia mais comum falarmos sobre o câncer em suas mais diversas formas, muitas pessoas continuam com dificuldades de lidar com a doença, até mesmo para adotar medidas preventivas. Contar com um médico especializado em Oncologia pode ser um caminho para quebrar essa barreira e ajudar no combate à doença.
Esse especialista é habilitado para lidar com as mais diversas situações envolvendo a presença de tumores. Preparamos este material para explicar a importância desta especialidade, qual é a sua real atuação e como encontrar um especialista em Oncologia em Florianópolis e região.
Como é a atuação do especialista em Oncologia?
A Oncologia é uma área de especialização que habilita o profissional para o tratamento dos mais diversos tipos de neoplasias. Em outras palavras, este é o médico que orienta os passos que deverão ser adotados para cada caso específico de prevenção, diagnóstico ou tratamento do câncer.
Atualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, existem mais de 100 tipos diferentes de manifestação da doença. Todas têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. E é neste provável padrão de desenvolvimento da doença que o oncologista se especializa.
Este médico atua na prevenção e diagnóstico do câncer, com a realização de exames de rastreamento e sondagem. Ele também pode orientar à melhor conduta quando há grande probabilidade de desenvolvimento da doença, detectada por meio de exames genéticos, por exemplo.
Assim como há muitos tipos de câncer, o tratamento para a doença também pode se diversificar. Neste sentido, o especialista em Oncologia é o médico clínico que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Qual a diferença entre Oncologia Clínica e Cirurgia Oncológica?
A própria denominação de cada segmento dessa especialidade já deixa a pista sobre a sua principal diferença. Enquanto o cirurgião oncológico coordena a equipe que acompanha o procedimento cirúrgico em casos de câncer, o oncologista clínico é aquele que orienta todo o tratamento, desde o diagnóstico até a esperada remissão da doença, definindo as melhores condutas terapêuticas, de acordo com cada caso.
Ele atua conduzindo o tratamento sistêmico do câncer, envolvendo outras áreas que agregam conhecimentos específicos necessários para cada tipo da doença. Essa equipe multidisciplinar, em geral, é composta por:
- ◾️ enfermeiros;
- ◾️ psicólogos;
- ◾️ nutricionistas;
- ◾️ fisioterapeutas e
- ◾️ fonoaudiólogos.
Desta forma, o especialista em Oncologia Clínica conduz o paciente e a equipe através das várias formas de tratamento. Normalmente, o câncer necessita de mais de uma forma de abordagem. Por isso, costuma-se dizer que existem três pilares para o tratamento oncológico:
- 1. cirurgia (pode ser curativa ou paliativa);
- 2. quimioterapia e
- 3. radioterapia.
Quais os sinais para procurar um especialista em Oncologia?
Em geral, a procura por um oncologista é orientada por outros especialistas. Em alguns casos, o médico já detectou a presença da doença em exames de rotina, como o check-up ginecológico, por exemplo. Em outros, existe uma suspeita a ser confirmada pelo oncologista clínico.
Como o diagnóstico precoce é a principal ferramenta para o sucesso do tratamento, é bom estar atento a alguns sinais indicativos de anormalidades que podem ou não estar ligados à existência do câncer. Os principais deles são:
- ◾️ alterações de sinais ou surgimento de lesões na pele — principalmente se apresentarem formato irregular e mudanças na cor, tamanho e textura;
- ◾️ sangramento — geralmente nas fezes, vômito e vaginal (fora do período menstrual);
- ◾️ alterações no trato genital masculino: em casos de dor ou inflamação, principalmente para homens com mais de 50 anos;
- ◾️ perda de peso repentina e sem motivo, que pode ser acompanhada por vômitos frequentes e distensão abdominal;
- ◾️ alterações nas idas ao banheiro — aumento ou redução da frequência para urinar e prisão de ventre ou diarreia frequentes.
Leia também: Como reconhecer pintas suspeitas?
Como é uma consulta com o Oncologista?
É importante destacar que receber a indicação de consultar um oncologista não significa, necessariamente, a presença de algum tipo de câncer. Em geral, outras especialidades também encaminham o paciente para este profissional quando há suspeita de alguma funcionalidade do organismo.
Mesmo que já exista o diagnóstico de câncer, o oncologista fará perguntas para conhecer o histórico do paciente, o estilo de vida e solicitar exames complementares específicos, para definir a conduta terapêutica a ser adotada.
Como encontrar um especialista em Oncologia em Florianópolis?
O câncer é uma das doenças que mais assusta, mesmo atualmente. E, por mais que a medicina tenha avançado de forma impressionante nos últimos tempos, isso não dispensa o acompanhamento de um profissional e uma equipe altamente qualificada.
Por essa razão, se você precisa procurar os cuidados de um especialista em Oncologia em Florianópolis e região, nós o convidamos para conhecer a Clinifemina. Além do acompanhamento oncológico, seu tratamento terá uma rede de apoio profissional e humanizada, para acompanhá-lo em cada etapa desta jornada, com toda a atenção necessária.
Para agendar sua consulta, basta entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, telefone ou marcar a sua visita aqui mesmo, em nosso site. Conte sempre conosco!