Faça sua pesquisa:

5 cuidados essenciais para pele sensível

+

Existem muitos tipos de peles e cada uma necessita de diferentes cuidados. A pele seca, por exemplo, precisa que o hidratante seja mais potente. A oleosa, de um que seja livre de óleo, e a mista, que equilibre ambos os aspectos. Mas um tipo muito comum que exige bem mais atenção e cuidado é a pele sensível. 

Por isso, iremos falar sobre os hábitos que são indispensáveis para manter a saúde desse tipo de pele, explicar quais produtos são indicados, e principalmente como iniciar o tratamento para quem está constantemente afetado mas não sabe por onde começar. Vem com a gente!

O que caracteriza a pele sensível?

Esta é uma condição que atinge cerca de 60% das mulheres e 40% dos homens ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Quando a pele apresenta sintomas como manchas vermelhas, coceira, repuxamento, irritação, queimação, descamação ou feridas aparentes em qualquer hora do dia, ela é caracterizada como pele sensível. 

O processo de sensibilização é causado pela fragilização da barreira lipídica, que deixa a proteção da pele prejudicada. Com isso, acontece a contaminação da cútis por agentes externos. E para lutar contra isso, a pele responde de forma imune, o que provoca os fatores citados acima.

Existe uma forma de mudar a condição da pele sensível?

Você dificilmente vai conseguir mudar a condição de sensibilidade para sempre. A menos que ela tenha relação com alguma outra doença ou distúrbio, por exemplo. Em todos os casos, a solução se dá mediante um tratamento adequado.

O melhor a se fazer para retomar a saúde da pele é manter a barreira cutânea bem hidratada, e isso só é possível com os cuidados certos. No entanto, você não deve fazer isso de forma autônoma. Contar com a ajuda de um dermatologista deve ser o seu primeiro passo. Nossa equipe pode ajudar! 

5 cuidados essenciais para a pele sensível no dia a dia

Sem esquecer dos conselhos e recomendações do especialista, alguns cuidados podem ser adicionados no dia a dia para melhorar ainda mais a pele e te ajudar com todo o desconforto da alta sensibilidade. 

1. Siga uma rotina de cuidados

Quem apresenta pele sensível deve ter atenção redobrada. O cronograma de cuidados é indispensável. Faça a limpeza diária com água fria ou água micelar e utilize água termal — à vontade — para evitar irritações na pele.

Procure proteger a pele de agentes externos — como poluição e os raios UV — com produtos específicos, e tenha um cuidado maior nas áreas hipersensíveis: olhos e lábios. Por fim, evite banhos quentes, já que a alta temperatura aumenta a sensibilidade da pele.

2. Atenção aos produtos 

A rotina de cuidados não terá um bom resultado se os produtos não forem adequados para a pele sensível. É necessário saber quais devem ser adotados e quais evitados. Primeiramente, os que causarem coceira, vermelhidão ou irritação devem ser suspensos imediatamente. 

Para isso não acontecer, evite componentes prejudiciais como corantes, lanolina, parabenos, fragrância, álcool, peróxido de benzoíla, dioxina, entre outros. Procure produtos com fórmulas mais suaves e ingredientes calmantes, pois eles estimulam a barreira natural, a renovação celular e equilibram a umidade da pele. 

Busque sempre maquiagens hipoalergênicas e de embalagens herméticas — elas evitam que o ambiente externo contamine o produto. Opte por sabonetes neutros, cremes ou loções hidratantes e nunca esqueça do filtro solar.

3. Use hidratante constantemente

Um dos produtos mais importantes para quem apresenta pele sensível. Ele mantém a pele macia e suave, diminui irritações, alergias, descamação e manchas vermelhas. Além disso, restaura a barreira hidrolipídica, evitando feridas. Aplique várias vezes ao dia, principalmente em épocas de frio ou calor extremos. Busque aqueles com componentes que nutrem e acalmem a pele.

4. Filtro solar diariamente

Assim como o hidratante, este produto é indispensável. As peles sensíveis não podem ficar expostas ao sol por muito tempo, principalmente sem o uso do filtro solar. É sempre bom lembrar que a luz agrava diversos problemas na pele, como queimaduras, alergias solares, envelhecimento e ressecamento. É recomendado um FPS maior que 30, e versões em pó ou minerais. 

5. Alimentação

Os cuidados não são só externos. O corpo também age de dentro para fora. De início, procure manter uma alimentação saudável e opte por alimentos ricos em zinco, vitamina A, C e E. Esses componentes tornam a pele mais saudável e fortalecem a sua proteção natural. 

Beba muita água para manter a hidratação da epiderme, e preocupe-se com os alimentos que te causam alergia ou intolerância, muitas vezes a pele sensível é resultado do consumo destes. 

Quando procurar um especialista para cuidar da pele sensível?

Recentemente, publicamos um artigo com as dicas de como saber quando é hora de procurar um dermatologista. De maneira geral, nossa recomendação é para que, assim que as características de uma pele sensível forem aparentes — com ênfase no desenvolvimento de feridas, já que esse é um sintoma mais grave de sensibilidade — procure imediatamente o especialista.

Ele examinará com mais cuidado o seu caso para identificar de quais componentes a pele está precisando, e indicar os produtos adequados à rotina. Assim, a resposta ao tratamento será mais saudável e eficiente.

A sensibilidade é mais comum na pele seca, mas isso não é regra. A oleosa também pode apresentar esses aspectos, principalmente quando está em tratamento de acne, em que fica mais frágil, temperamental e ressecada. Por isso, o acompanhamento de um médico nesse período é indispensável.

 A procura por um nutricionista é recomendada quando o fator agravante dos sintomas é a alimentação. Ele irá elaborar uma dieta com base nos nutrientes que precisa, sem que a pele seja prejudicada. Mas não descarte o dermatologista. Enquanto um cuida da parte interna, o outro trata a externa.

A nossa equipe pode ajudar em dose dupla! Temos nutricionistas e dermatologistas preparados para te orientar a trazer de volta uma pele saudável. Entre em contato com a equipe de atendimento ou agende sua consulta por aqui mesmo! 

Publicado por:
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit elementum vel risus eu placeratuis molestie vitae quam quis commodo.
Share

Posts relacionados

+