Faça sua pesquisa:

Dor nas mamas: quando devo me preocupar?

+

dor nas mamas, ou mastalgia, é uma condição bastante comum, que pode ter diversas causas. Contudo, embora a maioria das dores nas mamas não esteja associada a um problema grave de saúde, algumas dores podem ser um sinal de alerta para alguma condição mais séria.

Continue lendo o artigo para saber as principais causas de dor nas mamas, como diferenciar as dores e quando é necessário procurar um mastologista.

Dor nas mamas, o que pode ser?

Quando falamos em dor nas mamas, nos referimos a sensação dolorosa na região, podendo apresentar uma intensidade variável, afetando uma ou ambas as mamas. Essas dores podem variar de leve a intensa e pode ser descrita como latejante, queimação, pontadas ou sensação de peso.

Ela pode ser constante ou intermitente, passível de ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Além disso, muitas podem ser as causas da dor nas mamas, como por exemplo:

  • alterações hormonais: onde a dor é normal durante a menstruação, gravidez e menopausa, ou seja, quando há alterações hormonais no corpo;
  • lesões mamárias: como o próprio nome já diz, a dor ocorre por conta de algum trauma na mama ou uma lesão;
  • infecções mamárias: condições como a mastite, podem causar dor, inchaço e vermelhidão na área afetada;
  • cistos mamários: bolsas cheias de líquido que se formam nas mamas, que podem ser bem dolorosos e sensíveis ao toque.

Além disso, a doença fibrocística da mama e outras doenças inflamatórias também podem causar dor e desconforto. O câncer de mama normalmente não causa dor na região.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama pode apresentar nódulos na mama ou na axila, alterações na forma ou tamanho da mama, secreção pelo mamilo e outras.

Como diferenciar as dores nas mamas

Como dito antes, a dor nas mamas pode variar de leve a intensa, contudo, o mais importante é saber diferenciar a dor “normal” das dores que podem indicar um problema mais grave.

Quando a dor ocorre de maneira cíclica, geralmente associada à menstruação, é considerado algo comum e não deve ser motivo de preocupação. Porém, quando a dor é não cíclica, ou seja, não está relacionada ao período menstrual, pode ser um sinal de algum problema mais sério.

Uma forma grave de dor nas mamas pode ser caracterizada quando persistir por mais de seis meses e com uma frequência de sete ou mais dias por mês, apresentando intensidade elevada. Nesses casos, é muito importante procurar ajuda médica.

Quando procurar um mastologista?

mastologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas às mamas. Esses profissionais possuem conhecimento específico sobre a anatomia e a fisiologia das mamas, bem como sobre as patologias que podem afetá-las.

Portanto, se você tem apresentado dor nas mamas, principalmente a ponto de interferir em sua qualidade de vida, ou se a dor estiver associada a outros sintomas, como inchaço, vermelhidão ou secreção nos mamilos, é importante procurar um mastologista. 

Antes de mais nada, o profissional precisa entender o histórico clínico da dor, ou seja, quando ela começou, há quanto tempo está presente, a localização exata, a intensidade, os fatores que fazem com que ela melhore ou piore e se ela afeta a vida diária da paciente.

A partir das respostas, o médico irá realizar uma avaliação completa para determinar a causa das suas dores, o que inclui exames físicos das mamas, avaliação da textura, tamanho e forma das mamas. Exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética, também são solicitados para avaliar a estrutura interna das mamas.

Caso haja suspeita de uma condição mais grave, como um tumor ou uma infecção mamária, o mastologista poderá realizar uma biópsia, ou seja, fazer a remoção de uma amostra do tecido mamário para análise laboratorial.

Tendo o diagnóstico do que está causando a dor nas mamas, o profissional pode então escolher qual o melhor tratamento para cada caso.

Como a Clinifemina te ajuda com a dor nas mamas?

Clinifemina é uma clínica especializada em saúde da mulher, com uma equipe de mastologistas altamente qualificados. Nós oferecemos exames de imagem de alta qualidade, como mamografia digital e ultrassonografia mamária, para uma avaliação mais precisa das mamas.

Portanto, se você está sofrendo com dor nas mamas, ou está preocupada com a saúde das suas mamas, te convidamos a conhecer a Clinifemina. Você pode agendar uma consulta com um mastologista para uma avaliação completa da sua saúde mamária e se prevenir.

Lembre-se que a prevenção é fundamental para manter a saúde das mamas em dia. Realizar exames periódicos e seguir as recomendações médicas pode detectar problemas de saúde mamária em estágios iniciais, aumentando as chances de cura e tratamento eficaz.

Publicado em: 04/05/2023 | Atualizado em: 17/05/2023 | Por:
Desde 1999, a Clinifemina conta com diversas especialidades para cuidar integralmente da saúde dos seus pacientes.
Share

Posts relacionados

+